quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Um Linux fácil de instalar e Brasileiro!

Muitos sabem de minhas "aventuras" em busca de soluções e opções de baixo custo, porém funcionais, para o setor gráfico e em especial para flexografia.
Falei ainda estes dias sobre softwares alternativos para substituir os comerciais como Corel e Photoshop e também falei do OS Linux em substituição ao Windows.
Alguns leitores e até empresários conceituados do setor me perguntaram se não existe alguma coisa em português, fácil de usar e instalar, interativo e de uma interface bonita e funcional que já tivesse os pacotes de desenho e tratamento de imagens previamente instalados e configurados.
Bem existe e é Carioca também.
O Metamorphose Linux é uma distribuição Linux, baseado no Debian e que tem uma interface tanto de instalação quanto de uso bem legal e intuitiva. Roda com o KDE e se assemelha muito as janelas do Windows, sendo que o usuário de escritório pacote office nem "perceberá" as diferenças e poderá trabalhar e navegar na internet tranquilamente com o Firefox ou Chrome. Também possui o Wine (que é um emulador de alguns programas Windows) e já vem preparado para quem usa o Steam (uma plataforma de jogos muito popular).
É seguro, robusto, fácil de usar, tem um fórum bem legal no website do desenvolvedor, possui manuais de instalação e comandos básicos e tudo isso escrito em português, sem rodeios e sem sustos.
O legal é que você pode, antes de instalar definitivo, ver como ele se comporta rodando em DVD-LIVE, ou seja, não precisa instalar, rode direto do DVD.
Para baixar a versão mais atual basta acessar o site. http://metamorphoselinux.net/
Uma pequena colaboração para o projeto é sempre bem vinda, poderá ser feita via pagseguro. É legal se você considerasse ao menos uns R$10,00 de doação já que todo o resto é de graça. As doações incentivam o projeto e mantem ele no ar.
Abaixo algumas telas do meu Metamorphose Linux instalado e rodando perfeitamente em um Intel i5 com 8MB de RAM (mas configurações mais modestas de hardwares também rodam perfeitamente o Metamorphose).
Inkscape, software de desenho vetorial similar ao Corel e Illustrator rodando perfeitamente no Metamorphose Linux
Abrindo o Scribus, software similar ao inDesign (mais parece um antigo PageMaker) mas roda muito bem e é um excelente paginador e editor de revistas, artigos, folders, etc.
Configurações de páginas para um trabalho a ser realizado no Scribus, similar a forma de configuração do inDesign
Tela inicial, menu de acesso aos programas, tudo bem separado, organizado, fácil de achar.
Programas que podem ser utilizados no Metamorphose Linux e que servem para a indústria gráfica e de flexografia (seja banda larga ou estreita)
  • GIMP - já vem instalado - tratamento de imagens, assemelha-se ao photoshop
  • InkScape - instalar com senha de administrador em gerenciador de pacotes (basta procurar e clicar em instalar) - uma mescla de funções e conceitos do Corel Draw e Illustrator, muito bom e profissional.
  • Scribus -  instalar com senha de administrador em gerenciador de pacotes (basta procurar e clicar em instalar)  - muito próximo as funcionalidades do inDesign e serve para o mesmo propósito.
  • LibreOffice - já vem instalado - suíte de aplicativos para escritório como Editor de textos, Planilhas eletrônicas, apresentação. Assemelha-se ao pacote Office - abre e salva nos formatos DOC, CLS, PPT, e outros da família Office MS. Não abre e nem trabalha com access somente.
  • Navegadores WEB - vem com o Chrome já instalado e você pode instalar o Firefox. Não roda o Edge nem o Internet explorer que são exclusivos do Windows.
  • Aplicativos para leitura e edição de PDF - instalados.
  • Cliente de email - leitura e envio de e-mails, similar ao outlook do pacote office.
  • jogos, programas de multimídia, etc. todos instalados
Você também pode pesquisar por pacotes e programas ou jogos ao seu gosto no gerenciador de pacotes e depois de localizado clicar em instalar. O programa faz toda a busca e também faz o link com todas as dependências necessárias para o programa rodar. Muito fácil e similar a instalar um programa no Windows.
Quer saber mais?
Quer mais dicas ou implantar soluções como estas em sua empresa?
Entre em contato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...