quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Delam/Relam para que serve?

Exemplo de rótulo bula que usa Delam/Relam para
sua construção.
Delam/Relam ou Relam Delam é um dispositivo que serve para "abrir" o material auto adesivo e fazer assim a impressão ou no próprio adesivo ou seja no verso do substrato principal (frontal) ou no liner. Também é usado para agregar ou montar outro produto compondo assim uma nova estrutura.
No Brasil é comum o uso do Delam/Relam para impressão somente "na cola" como os impressores chamam.
A propósito o nome Delam/Relam vem de Delaminação e Relaminação (em inglês delamination relamination). O sistema Delam/Relam necessita de alguns guias livres revestidos de teflon para que o adesivo não "pegue" ou recartilhado e é necessário ter o turn bar (barra de inversão) já que o material entra virado na máquina (com a face de impressão ou frontal virado para o tambor ou contra pressão). Também é necessário que haja um rolo pressionador que é revestido de borracha de silicone para evitar que o adesivo se fixe nele também.
Equipamento preparado para delaminar e relaminar o material adesivado, montado na 1º estação de impressão

O sistema Delam/Relam é montado no primeiro grupo impressor da máquina, sendo assim uma cor deixará de ser utilizada para impressão do frontal. Por isso a necessidade de máquinas com mais de 6 cores para que se possa fazer impressões na cola, cromias e revestimento UV (verniz total). E se você desejar ainda a utilização de cold-stamping no seu impresso uma cor extra deverá ser considerada.
Sistema de Turn bar para "virar" o material após o a impressão na "cola".

Gostou desta matéria?
Então fique ligado no Blog e participe dando suas sugestões de matérias, produtos ou dicas que você deseja ver publicada ou esclarecidas aqui.
Deixe seu comentário, compartilhe, indique e participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...