sexta-feira, 9 de setembro de 2016

As ferramentas de um vendedor de embalagens ou rótulos

Falamos as ferramentas de um departamento de arte e me perguntaram o que o vendedor de embalagens ou de rótulos deve ter em sua "pasta".
Há tanta coisa que ele pode "carregar" para auxiliar ou fazer uma venda mais técnica proporcionando uma padronização nas informações desde o contato com o cliente que fica até difícil enumerar. Mas, vamos às ferramentas indispensáveis na minha opinião para se ter ao lado em qualquer negociação com o cliente:
  1. primeiro de tudo uma boa caneta e o bloco de anotações de pedido ou solicitação de orçamentos e uma folha de dados para anotar as observações ou algo relevante ao trabalho /  projeto que não esteja nas folhas de solicitações e que seja relevante ao trabalho;
  2. uma boa régua de pelo menos 30cm e uma trena são fundamentais para medidas dos dimensionais da embalagem ou rótulo;
  3. Caso esteja trabalhando com embalagens plásticas ou produtos de bens duráveis e técnicos ter um micrômetro para medida da espessura dos filmes é bom e ajuda, além de mostrar excelente profissionalismo - mas tem que saber usar, de nada adianta terá  ferramenta e não saber nem como utilizar para medir, já que é um instrumento caro;
  4. Escala Pantone - a padronização de cores é mundial e a Pantone é o guia para isso. Ter esta ferramenta em sua "pasta" é profissional, eficiente e prático. Use-a sempre e instrua seu cliente sobre como usar e como é fácil definir as cores de um trabalho ou projeto com esta escala. Isto cria uma relação também muito boa com o seu cliente;
  5. Conta fios - sim, um conta-fios ou lupas de boa qualidade são ideais para visualizar detalhes das embalagens, marcas ou dúvidas que você tenha em relação a um símbolo, caractere ou imagem. Não é vergonha e é até muito profissional analisar a embalagem ou o rótulo com o conta-fios junto ao cliente. Mas importante, guarde as criticas da embalagem do concorrente para você, não vá ai falando que a impressão esta cheia de "Squash" ou "Zebrada" ou ainda com "Excesso de ganho de pontos" se você não pode sustentar essa sua opinião técnica. Um comentário destes na hora errada pode comprometer sua venda e até a relação com seu cliente. Evite fazer comentários pessoais e negativos quanto a imagem, procedimentos, recursos e resultados de seus concorrentes;
  6. Fita adesiva e/ou post-it - fundamental para fixar anotações na embalagem. Evite escrever diretamente na embalagem para não prejudicar a leitura e a conferência pela equipe técnica e de produção e também para não danificar a estrutura da embalagem e suas características. O Post-it é ideal para anotar observações sobre áreas de importância diretamente na embalagem e permitem que você não se esqueça ao chegar na empresa;
  7. Agenda - agenda pode ser no seu smartphone ou um bom caderno para anotar todo seu "roteiro" de visitas e os resultados delas;
  8. Use seu Celular para o BEM. Sim, você tem uma excelente ferramenta de trabalho a câmera do seu smartphone. Fotografe detalhes da embalagem ou rótulo. Quando permitido pelo cliente fotografe o processo de aplicação ou uso da embalagem ou rótulo, detalhes de como é feita o uso no cliente, posição de saída (desbobinamento), condições de estoque do cliente e de manipulação do material pelos funcionários. Isso é bom para você adequar toda a sua produção e embalagem para atender o cliente.
Esta são apenas as ferramentas essenciais que acredito ser indispensáveis para qualquer vendedor em qualquer área gráfica. Mas não se deve esquecer de anotar a quantidade total, se o cliente aceita desvios de quantidade no fornecimento (aquela história de +/- 10%) entre outras coisas fundamentais.
Um bom check list ajuda muito a não perder ou deixar informações para trás e mostram acima de tudo profissionalismo.
Agora, as ferramentas tecnológicas para todo vendedor.
  • um bom smartphone com android (mais em conta que o iPhone);
  • acesso a internet com pelo menos um 3G (ideal 4G, mas uma conta com 3G e uns 500GB de franquia já esta bom para ler e enviar e-mails e estar em conato com os clientes em tempo real);
  • um bom serviço de email. Um serviço de email que possa ser lido com boa capacidade e velocidade e com a possibilidade de acesso via webmail e também configurado em um email cliente é bom. Mas não se esqueça, se você é profissional de uma empresa e fala e responde por ela como seu representante é um bom cartão de visita o email com o domínio da empresa, por exemplo fulano@empresa.com.br, onde empresa é o nome da companhia que você representa.
  • ter contas para vendas - SEPARADAS DE SUAS CONTAS PESSOAIS - no Skype e no facebook ajudam também a formar sua carteira de vendas e tornam as coisas mais profissionais. Misturar o seu "face" pessoal com o comercial não dá muito certo, afinal nenhum cliente que ver a foto de seu "cachorrinho de estimação rasgando sua havaianas"...kkkk - outra coisa a evitar, um ferramenta tecnológica deve evitar os (kkkk), vc, tb, fds, e outros tipos de caracteres de uso pessoal. Afinal você não quer um kkkkk ou lol de seu cliente você que que ele proporcione $$$$ (recursos com a compra de seus produtos). Por isso e por outros motivos, separa sua conta pessoal da profissional.
Não se esqueça, ter sempre atualizada a lista de seus clientes, telefones, contatos, endereço, datas importantes para ele, nome da secretária, nome do porteiro, rotinas da empresa, contato da expedição e do recebimento, setor de compras horários e dias de atendimento, etc... são as ferramentas estratégicas para um boa logística e um planejamento da melhor data, horário e caminho para proceder sua venda ou contato de prospecção.

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