quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Todas as pantones com apenas 7 cores em máquina!

O sonho de todo o convertedor é a diminuição das cores pantone, as tintas preparadas em casa. Preparar tintas além de ser uma arte e requerer um bom conhecimento de composição e das escalas pantone para se obter os melhores resultados com um mínimo de consumo das bases é também muito "caro" manter não só as bases mas o excesso de tinta de sobra em nossos estoques.
Agora imaginem se fosse possível com apenas o CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Preto) e mais 3 cores monopigmentadas da própria escala pantone compor não só uma, mas todas, sim isso mesmo, todas as cores da escala pantone em uma única etapa, passando por uma única máquina, imprimindo com clichês reticulados e chapados combinados a mesma velocidade de impressão que se pode produzir um trabalho comercial, seria o máximo não seria?
Pois bem, isso já é possível.
Uma parceria de algumas empresas, inclusive o desenvolvedor mundial de escalas de cores a Pantone, Esko, Flint Group e Dupont e utilizando anilox GTT da Apex foi possível em um equipamento com controle de registro AVT (sistema eletrônico de registro e também de controle de cores e vídeo inspeção) obter 100% das cores da escala Formula Guide.
"Esta façanha é possível com o uso da combinação de algumas tecnologias como a separação de cores e sobreposição das cores monopigmentadas base do espectro de cores e curva LAB de reprodução; carga de tinta controlada e retículas e chapados posicionados de forma correta para incidirem umas sobre as outras obtendo assim a reflexão de luz adequada para formar as cores aos olhos do observador; tintas de excelente qualidade e dentro da escala densitométrica, substrato de qualidade e um equipamento mecanicamente estável!", comenta Robson Yuri Simões, consultor e professor de treinamento flexo que estudou as cores a escala pantone exaustivamente para produção do Inktone, software de formulação e aproveitamento de tintas.
Para se imprimir com qualidade e obter estes resultados é necessário, no entanto, uma máquina de bom registro em primeiro lugar. Depois que ela deve ser muito estável mecanicamente e assim permitir bons resultados na pressão de impressão e regulagem dos grupos. Também os acessórios como anilox GTT, dupla face de muito boa qualidade, substratos de boa qualidade já que a "brancura" ou alvura do substrato interfere no resultado final.  Máquinas modulares com todas as estações UV de secagem são mais promissoras ao sucesso desta nova tecnologia e também o uso de tintas de alta qualidade com boa pigmentação e resistências físico químicas apropriada é fundamental.
Pode parecer caro no início o desenvolvimento desta tecnologia, mas a médio prazo tudo se paga já que não teremos mais estoques de tintas e somente nos preocuparemos em comprar somente 7 cores de nosso fornecedor e o impressor terá somente a preocupação de registrar (encaixar) as cores umas sobre as outras e a mágica das cores acontece.
Ficou interessado no assunto?
Entre em contato, terei prazer em expor o que pode ser feito com estas novas tecnologias de separação de cores e impressão.
Compartilhe esta ideia, compartilhe o blog, compartilhe conhecimento!
Quer conhecer o inktone?
Comprar INKTONE - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762610494-software-preparaco-tintas-grafica-formulaco-pantone-_JM

Comprar DroidTone - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.br.robsonyuri.droidtone



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...