terça-feira, 6 de setembro de 2016

O que é o anilox GTT?

O Anilox GTT é uma criação da Apex Group of Companies que é líder mundial no fornecimento de cilindros e camisas Anilox e a quem pertence a patente do nome e conceito do GTT.
Segundo a Apex, o GTT é uma tecnologia de ponta que consiste em uma gravação diferente das usadas nos cilindros tradicionais.
Em cilindros tradicionais temos células ou alvéolos como se fossem uma "colmeia de abelhas" com seus formatos hexagonais. No GTT por outro lado temos ao invés de células, canais com o formato de "ondas" contínuas por toda extensão do cilindro. No anilox tradicional as células são fechadas.
No GTT não há o isolamento da célula, bom pelo menos não como nos formatos hexagonais.
Ainda assim este formato de células contínuas por assim dizer permitem maior flexibilidade no uso e uma ampla gama de impressões com o mesmo cilindro. Segundo o fabricante é possível com esta configuração e tipo de célula conseguir imprimir simultaneamente áreas de chapados, retículas e textos com um mesmo cilindros e também em uma mesma placa (clichê), isso é formidável para quem busca otimização no processo e baixar custos com aquisição de clichês e ferramental.
Com muito menos anilox em sua empresa é possível reproduzir com qualidade e boa cobertura vários tipos de trabalhos em cores sólidas (pantone) ou em cromias com áreas de altas luzes (retículas de pequenas e áreas de mínimas) até chapados e textos de variados tamanhos e tipologias serifadas ou não.
O uso do GTT em equipamentos Bobst por exemplo de banda estreita com o trabalho em parceira do sistema de separação de cores baseados no sistema ESKO, clichês Dupont Cyrel e tintas Flint permitem que você use somente 7 cores monopigmentadas para fazer todas, isso mesmo, todas as cores da pantone na máquina. Isso é uma evolução tremenda no processo de impressão.  Em breve veremos somente 7 cores de tintas nas fábricas, máquinas de no máximo 8 cores todas com curas UV Led produzindo uma gama infinita de cores com qualidade e com o mínimo desperdício de material e tempo de Setup.
Falaremos mais sobre o uso de somente 07 cores para produção de todas as cores da pantone em impressão em breve, assim como utilizar o processo de separação para isso e montagem em máquina fique atento no blog e compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...