segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Os sistemas de segurança em Máquina - Norma NR12

Ainda se tratando de segurança em máquinas, complementando o assunto de um de meus Posts relacionados a NR12 e a falta de preocupação de grande parte dos fabricantes a atender as normas vou tratar aqui de alguns aspectos sobre os sistemas de segurança mais comuns em conformidade com a norma.
Para quem deseja saber mais sobre o assunto ou fazer as alterações necessárias em seus equipamentos flexográficos de banda estreita, mesmo os mais antigos podem me procurar que tenho já muitos dispositivos desenvolvidos para estas adequações e se você for fabricante tenho disponível projetos para vendas e adequação e seus modelos de máquinas para cumprimento das normas.
Em atendimento a NR-12, consideram-se dispositivos de segurança os componentes que, por si só ou interligados ou associados a proteções, reduzam os riscos de acidentes e de outros agravos à saúde, sendo classificados em:

  1. Comandos elétricos ou interfaces de segurança Dispositivos responsáveis por realizar o monitoramento, que verificam a interligação, posição e funcionamento de outros dispositivos do sistema e impedem a ocorrência de falha que provoque a perda da função de segurança, como relés de segurança, controladores configuráveis de segurança e controlador lógico programável – CLP – de segurança.
  2. Dispositivos de intertravamento Chaves de segurança eletromecânicas, com ação e ruptura positiva, magnéticas e eletrônicas codificadas, optoeletrônicas, sensores indutivos de segurança e outros dispositivos de segurança que possuem a finalidade de impedir o funcionamento de elementos da máquina sob condições específicas.
  3. Sensores de segurança Dispositivos detectores de presença mecânicos e não mecânicos, que atuam quando uma pessoa ou parte do seu corpo adentra a zona de perigo de uma máquina ou equipamento, enviando um sinal para interromper ou impedir o início de funções perigosas, como cortinas de luz, detectores de presença optoeletrônicos, laser de múltiplos feixes, barreiras óticas, monitores de área, ou scanners, batentes, tapetes e sensores de posição.
  4. Válvulas e blocos de segurança ou sistemas pneumáticos e hidraúlicos de mesma eficácia.
    e Dispositivos mecânicos Dispositivos de retenção, limitadores, separadores, empurradores, inibidores, defletores e retráteis.
  5. Dispositivos de validação Dispositivos suplementares de comando operados manualmente, que, quando aplicados de modo permanente, habilitam o dispositivo de acionamento, como chaves seletoras bloqueáveis e dispositivos bloqueáveis.
Lembrando que tenho todos estes sistemas prontos para atender as normas e assim serem colocados em suas máquinas flexo e projetos para os fabricantes que ainda produzem aquelas máquinas flexográficas mais simples de tambor central no estilo midiflex, flexorama, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...