sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Como obter mais lucro nas vendas?

Vender é uma arte!
Com isso todos concordam. Hoje em dia vender não é mais impor o que fabricamos, mas fabricar o que o cliente deseja e com as características, conceitos, cores, modelos, tamanhos, etc., conforme especificações rígidas e prazos controlados. Muitas vezes para vender é necessário comprar. Comprar novos acessórios para as máquinas, comprar novos insumos, compar até a mão de obra especializada para produzir como o cliente deseja o como, de outra forma, não conseguiríamos.
Mas como obter mais lucros nas vendas já que vender depende de um monte de fatores e abrir novos clientes nos dias de hoje é quase um ato divino?
A resposta esta na eficiência e na criatividade!
Antes de mais nada precisamos ser eficientes no que fazemos para só assim podermos sair a campo em busca de novos clientes e na manutenção do que já conquistamos.
Segundo precisamos ser mais criativos, ter a capacidade de criar, inovar, buscar, adequar, readequar, adaptar e reciclar mais os nossos produtos, máquinas e pessoal.
Como se consegue isso?
Bom há vários passos, muitos dos quais sem nenhum investimento "astronômico" ou "fora de nosso orçamento". Todos os empresários podem fazer isso sem "dor". O primeiro passo para eficiência é treinamento.
Treinar sua equipe é fundamental para que elas conheçam ao menos os termos técnicos e a teoria do que ou como eles produzem algo. Só assim a criatividade começa a ser estimulada. Sem conhecimento não podemos ser criativos. A criatividade tem início no conhecimento. Então treine sua equipe. Caso tenha dúvidas ou esteja procurando um treinamento pode me procurar tenho um programa, apostilas e DVDs com muita informação e experiência neste assunto.
Segundo ponto, ter a flexibilidade de aceitar sugestões, ideias e conselhos. Se você for fechado a novas ideias, conceitos, conselhos. Se você for "bloqueado" ou ainda tem aquela opinião "em time que esta ganhando não se mexe", sinto amigo, seu progresso para a inovação e produtos novos e revolucionários com maior valor agregado esta longe de ser obtido. Ter a mente aberta é fundamental para se ter sucesso em qualquer negócio.
Eficiência. Ser eficiente é antes de mais nada é fazer mais com menos, este é o segredo de aumento dos lucros em tempos de crise. Não é aumentar preço nem tão pouco aumentar juros ou reduzir quadro de funcionários, mas é fazer mais com menos.
Fazer mais com menos significa ainda:
  • diminuir desperdícios;
  • reaproveitar produtos - tintas por exemplo o uso e maximização das pantones;
  • programar produção com coerência e assim aproveitar ao máximo setup de máquina (PCP);
  • planejar antes de agir;
  • comprar a quantidade correta, do produto certo, por isso planejar é importante;
  • comprar bem, ou seja, pesquisar preços e opções (de mesma qualidade e funcionalidade claro) de substituição sem perda de funcionalidade e qualidade;
  • maximizar tarefas, ou seja, intensificar as tarefas para que não fica nada de fora;
  • Check-list e controle constante;
  • motivação, dedicação, empenho, paixão dos coladores e principalmente dos gestores deve ser visível e presente.
Estas são pelo menos as atitudes mais importantes para se obter mais lucro nas vendas sem a necessidade de aumentar preços ou diminuir o quadro de funcionários ou ainda sem "substituir" produtos para atender o cliente com um custo "menorzinho".
Quer saber mais?
Entre em contato e conheça também as apostilas e treinamentos.
Compartilhe, indique, divulgue e distribua conhecimento, o retorno é surpreendente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...