terça-feira, 13 de setembro de 2016

Sistema de corte - troquelador

É no sistema de corte que a mágica da produção de rótulos acontece.
O sistema de corte, também chamado de troquelador ou estação de troquelado é um conjunto, online, de cilindros que possuem ajustes muito similares ao dos grupos impressores.
Neste sistema é montada a faca rotativa que por sua vez faz o recorte no formato da etiqueta. A faca rotativa é gravada e possui uma afiação e é especialmente "calibrada" para cortar somente o frontal de um rótulo ou etiqueta sem que danifique, mesmo que minimamente, o liner.
O cilindro contra-facas como são chamados ou cilindro platina é fabricado com aço especial. Um destes aços é conhecido como VC ou VND (V por se tratar de fabricação da aços Villares). Este cilindro também recebe um tratamento para aumentar sua dureza. Deve ser retificado na fabricação e possuir medidas precisas para permitir cortes limpos, sem falhas e um grande longevidade.
Todo o sistema trabalha em sincronismo e na mesma velocidade periférica do sistema de impressão para que o registro seja possível.
Muitos sistemas de corte ou estações de corte possuem registros tanto lateral quanto longitudinal, sendo que o seu uso deve ser feito com o equipamento em funcionamento para evitar danos na faca.
Gostou desta matéria?
Compartilhe esta ideia, compartilhe o blog, compartilhe conhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...