Serigrafia rotativa
A qualidade do impresso, muitas vezes esta ligada ao poder de cobertura da tinta nas primeiras camadas de impressão. A flexografia, por definição, aplica uma pequena e fina camada de tinta, que mesmo com cargas mais elevadas, possíveis através de uso de anilox de menor lineatura e maior volume de transferência, não são suficientes para cobrir a área de forma apropriada ficando a cor transparente ou sem o tom desejado.
Nestes casos entra em ação a impressão combinada que permite, em uma mesma máquina, possuir não só os cabeçotes de impressão flexográfica, mas também outros acessórios e métodos de impressão, possibilitando uma combinação de recursos e técnicas e assim uma impressão perfeita e bonita.
A Serigrafia rotativa é uma delas. Silk screen ou simplesmente serigrafia permite uma aplicação de camadas de tintas com uma espessura maior e também que a tinta possua pigmentos maiores, assim mantendo o tom, cobertura e opacidades necessárias para que a impressão "feche" todo o substrato impedindo a sua interferência nas cores subsequentes.
A serigrafia rotativa utiliza uma tela em formato de cilindro, permitindo uma impressão contínua e de alta velocidade, especialmente em materiais flexíveis e em rolo. Características principais:
- Altamente eficiente
- pequenas médias e grandes tiragens
- excelente cobertura na impressão
- custo médio/baixo na produção de telas
- reaproveitamento de telas
- podem ser equipamentos completos serigráficos com (como os utilizados em indústria têxtil) ou módulos acoplados a outras impressoras como flexográficas, tipográficas e off-set.
A SPGPrints fabrica e comercializa esses equipamentos para indústria de rótulos, que podem ser acoplados a máquinas flexográficas como para indústria têxtil e outras. Há representantes no Brasil, mas para quem ficou interessado pode visitar a página do fabricante: SPGPrints | Rotary Screens for Label Printing
Comentários
Postar um comentário