segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O que o impressor deve ter em sua caixa de ferramentas?

Já comentamos uma vez sobre as ferramentas do impressor, mas como estamos falando de ferramentas de arte, vendas, então resolvi postar novamente, no que na minha opinião é fundamental e indispensável a qualquer impressor, as ferramentas base.
Primeiro, impressor trabalha com papéis, filmes, películas adesivadas, etc., para tanto, cortar estes substratos requer ferramentas apropriadas. Um bom estilete de lâminas descartáveis e um tesoura não devem faltar na caixa de ferramentas do impressor.
Uma régua de 30cm para quem trabalha com banda larga e estreita é importante para pequenas medições de clichês, montagens e posicionamento mas um trena e uma régua de 60cm a 100cm (1 metro) é fundamental e, em especial, indispensável para o pessoal e banda larga.
Uma escala pantone para aqueles que precisam formular tintas (ou o aplicativo Inktone e Droidtone ambos desenvolvidos para proporcionar facilidade na formulação e reaproveitamento de tintas) é fundamental.
Outras duas ferramentas importantes quando falamos de tintas são o cronômetro e o viscosímetro. Em banda estreita é muito raro ter o controle de viscosidade feito como ocorre em banda larga, mas ter esta ferramenta é indispensável para o controle de qualidade.
Conta-fios, sem ele é impossível verificar a qualidade de impressão e encaixe das cores e registro, por isso um bom conta-fios é fundamental.
Caneta, não precisa nem dizer que é importante assim como os EPIs (plug auricular, toca, luvas para lavagem de tinteiros, sapatos de segurança e uniforme ou roupa apropriada para o trabalho em indústria).
Funil é bom ter pelo menos uns 5, um para cada cor escala, sendo que tintas escuras e pantones podem usar o funil da cor Black e um exclusivo para tinta branca, isso para evitar contaminações da tinta por resíduos em um funil mal limpo.
Agora as ferramentas de trabalho que devem ter próximas ao impressor (independente de um departamento de manutenção exclusivo ou especializado em sua empresa).
Um saca polias, sem o qual perde-se muito tempo na montagem e desmontagem de cilindros.
Um martelo de borracha ou fibra. As vezes é necessário dar algum golpe em um chaveta para retira-la ou movê-la, se for feito este "golpe" com um martelo comum a chaveta será danificada, por isso usamos um material "mole", como é o caso do martelo de fibra ou borracha/Plástico.
Chaves compatíveis com os parafusos da máquina (na área de ajustes comuns para impressão, como mancais de montagem de grupos impressores, cilindros porta clichês e anilox). Estas chaves allen ou fixa devem ser ou milímetro - se sua máquina usa parafusos métricos ou polegadas se for norma inglesa. Use a ferramenta certa para ter "pegada" correta e para não danificar (espanar como chamamos em alguns casos) os parafusos, porcas ou prisioneiros.
Evite ter na sala de impressão: Limas, lixa do tipo grossa (inferiores a 150), martelos ou marretas, chaves que não sejam da máquina ou compatíveis com ela. Isso evita danos irreparáveis na máquina por parte do usuário. Grifos também não são uma boa ideia bem como alicates de pressão não são bem vindas já que o usuário pode usá-los nas pontas dos eixos danificando os mesmos.
Espero que tenham apreciado mais estas dicas de ferramentas para os setores da indústria de conversão.
Participe, divulgue, compartilhe, somente assim o conhecimento pode chegar a todos.

Comprar INKTONE - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762610494-software-preparaco-tintas-grafica-formulaco-pantone-_JM

Comprar DroidTone - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.br.robsonyuri.droidtone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...