quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Markup e preço de vendas!

Quando começamos um negócio temos em mente antes de mais nada o sucesso pessoal e financeiro. Antes mesmo de começarmos a produzir já "sonhamos" ou visualizamos um mundo perfeito onde as vendas acontecem de forma tranquila e a liquidez é de 100%. Mas na realidade, no dia a dia não é bem isso que acontece.
Temos grandes e vorazes concorrentes, preços impossíveis de serem acompanhados, custos não previstos que acabam por aumentar e contribuir para o aumento de nossos preços sem uma margem satisfatória e um retorno de investimento longe de se aproximar de nosso paraíso idealizado em nossos sonhos.
Acredito que um dos maiores erros de quem esta iniciando e a falta de conhecimento de como aplicar o mark-up ou como "projetar" seu custo de vendas.
Existe, no entanto uma fórmula simples e pratica de criar o mark-up ou fator multiplicador que facilita você formar seu preço de vendas sem ter prejuízos ou sem comprometer o seus ganhos e o pagamento das taxas e impostos sobre o produto que esta fabricando.
Vamos lá então conhecer esta fórmula:
O mark-up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para formação do preço de venda.
Para chegar a este índice usamos a seguinte composição:


Preço de venda a Vista ( PVV )........... = 100,00%

( - ) Impostos e taxas............................. = 20,65%

( - ) Despesas Administrativas.............. = 15,00%

( - ) Margem de lucro............................ = 20,00%
---------------------------------------------------------------------
                                                                   44,35%

O esquema acima é o seguinte, pega-se 100% tiramos (subtraímos) em valor de porcentagem os valores que pagamos de impostos (isso depende de cada região do país e também do regime em que sua empresa se enquadra), as despesas administrativas e a nossa margem de lucro pretendida.
Seguindo o exemplo acima teríamos o seguinte Mark-up multiplicador:

Mark-up multiplicador = ( 100% : 44,35% )......................... = 2,2548
Isto quer dizer que o custo de nossa produção (que corresponde a soma dos insumos, matéria prima, hora máquina, caixas, embalagens, tintas, etc....) deve ser multiplicado por este índice.
Então teríamos o seguinte.
Digamos que, uma embalagem ou rótulo custou para ser fabricado R$350,00 que corresponde a soma dos insumos, matéria prima, hora máquina, material para embalagem.
Agora, para saber o preço de vendas pegamos o valor de R$350,00 e multiplicamos por 2,2548 que é nosso mark-up e teremos o preço de vendas.

PVV etiqueta/embalagem  = ( 350,00 x 2,2548)......................... = 789,18

O preço de vendas da etiqueta ou embalagem com o mark-up de 2,2548 será de R$789,18.
Fácil? Sim, muito simples.
Aplicando este tipo de cálculo em seus produtos você terá a certeza que a sua margem estará no positivo e que a venda do produto pagará será capaz de pagar todos os encargos e contas geradas pela sua própria produção.
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