sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Turn Bar saber o que é?

Seguindo nossa série de matérias sobre conhecimento e importância dos acessórios das máquinas flexográficas vamos falar do turn bar.
Em uma tradução livre poderíamos chamar o turn bar de barra de inversão.
A barra de inversão tem como principal função virar o material em 180º ou seja, colocar o verso do material para a posição de impressão ou outro processamento.
Sendo assim o frontal impresso pode ser virado ainda na máquina e processado do outro lado. No caso do autoadesivo poderia ser comparado a imprimir o liner e posteriormente a frente ou frontal.
Em embalagens flexíveis é muito utilizado para impressão de embalagens frente e verso. Então a função do turn bar é permitir a impressão frente e verso.
Quando usamos o Delam/Relam (leia mais clicando aqui) temos que usar em conjunto o turn bar.
A barra de inversão é mais comum em máquinas modulares e também nas tambores central de impressoras de embalagem. Mas é possível colocar barra de inversão em máquinas tambor central banda estreita de 3 cores, 4 cores ou mais. Mas, quando usamos a barra de inversão temos que levar em conta que cada cor (grupo impressor) utilizado para impressão do verso (ou frente) deixa de ser utilizado pela impressão do lado oposto. Isto que dizer que: "Se eu tenho uma máquina de 8 cores e utilizo a minha barra de inversão para imprimir o verso a uma cor, sobram somente 07 estações para impressão da frente" comenta Robson Yuri Consultor e desenvolvedor cursos e soluções para flexografia.  Nas máquinas modulares a "mobilidade" por assim dizer do posicionamento do turn bar (ou barra de inversão, não importa o nome) permite de uma a n cores frente ou verso. Já em máquinas tambor central seja de banda estreita ou banda larga esta mobilidade não é tão "flexível" sendo que as configurações mais comuns são:
  • em máquinas 04 cores - 2 x 2 (duas frente e duas verso)
  • máquinas 03 cores - 1 x 2
  • máquinas 06 cores - 3 x 3
  • máquinas 08 cores - 4 x 4
Mas é possível com passagens e rolos extras e um pouco de "flexibilidade do impressor" reconfigurar passagens e assim conseguir composições um pouco diferentes destas, mas isso já é uma adaptação que requer bastante prática e conhecimento para dar certo.
Filmes flexíveis (no caso de banda larga) são mais fáceis de processar e configurar passagens sem que haja a ruptura do mesmo ou dano a estrutura que prejudique a embalagem se comparado com os matérias autoadesivos usados em banda estreita.
Outros nomes para o turn bar: X; barra de inversão; Triângulo; Barra de reversão.
Quer ver mais dicas e matérias como esta publicadas no blog e no Face? Então participe, deixe seu comentário, compartilhe, dê sua sugestão de que assunto quer ver tratado aqui. Se o assunto for bem legal pode até ser transformado em um vídeo e ir para meu canal no Youtube.
Não conhece o canal? Então é só clicar aqui: FLEXOTOTAL NO YOUTUBE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...