terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Como eu calculo a quantidade de material plástico em kg?


Grande parte de meus clientes e consultas, como pode ser visto aqui no blog, refere-se ao pessoal que atua na banda estreita, fabricação de rótulos e etiquetas, mas não é só nesta área que eu atuo, também dou suporte e consultoria para o setor de embalagens flexíveis impressas em flexografia e o pessoal de cartonagem (impressão de caixas de papelão).

E neste carnaval, um leitor do blog, sozinho na empresa sem o encarregado que fazia as contas para ele do consumo e quantidade de quilos de material que ele usa para impressão se viu em "um mato sem cachorro"!

Desesperado me chamou no email e peguntou como ele poderia fazer para calcular a quantidade de material necessário para que ele colocasse em produção e atende-se as exigências da OS (ordem de serviço) e assim deixa-se tudo pronto para a quarta-feira de cinzas ser rebobinado pelo setor responsável.

Vamos lá vou ensinar a continha, é bem simples:

Antes e mais nada, para saber quantos quilos ele vai precisar de material para a produção é necessário que ele saiba quais são as medidas do produto antes do refile e baseado no desenvolvimento do perímetro de seu cilindro porta clichês dividido pelas montagens.

Para uma conta simples digamos que a largura da máquina e o aproveitamento seja de 100% e que usaremos uma embalagem que tem 500mm de largura (50cm) e o comprimento de impressão seja de 50cm da embalagem já cortada (sem refiles no comprimento - desenvolvimento).

Bem agora vamos ver que resina (plástico ou polímero se preferir) ele vai usar. Segundo ele será um polietileno de baixa densidade (PEBD).

E a espessura? Bem ainda segundo ele será de 40 microns.

Com base nestas informações vamos fazer a continha

  1. saber a quantidade de sacolinhas ou embalagens que ele vai fazer, neste caso 100 mil;
  2. agora achar a área da embalagem em metros quadrados para isso vamos multiplicar largura X altura (500 x 500)/1000² = 0,25m²;
  3. agora vamos achar o peso metro quadrado do substrato, para isso vamos usar a constante de densidade do polietileno que é 0,92g/m³
    gramatura metro quadrado = (espessura em microns X densidade m³)
  4. substituindo na fórmula temos: g/m² = (40 X 0,92) = 36,8g/m²
  5. maravilha, agora que sabemos quanto vale um metro quadrado de substrato vamos calcular quanto vale cada uma de nossas embalagens, para isso multipliquemos g/m² X embalagens/m² que fica assim: 36,8 X 0,25 = 9,2g/m²
  6. Legal agora que já temos o valor de peso por unidade, basta multiplicar pelo total de embalagens que ele pretende fazer + uns 10% de perdas, que vai ser aproximadamente 110 mil embalagens então fica assim embalagem g/m² X quantidade + quebra % = (9,2 x 110000)/1000 = 1012kg

Bacana, com esta cálculo ele descobriu que precisa de um total aproximado de 1012kg de material extrusado de 40microns de espessura com largura de 500mm para produzir 100 mil embalagens, já considerando alguma perda no processo que foi hipoteticamente incluída valendo 10%.

Mas como automatizar isso, para ficar mais fácil. Bem, eu desenvolvo aplicativos para os mais diversos setores e para a indústria gráfica, posso criar um aplicativo para Android, iPhone ou mesmo PC com windows e linux para calcular estes pesos e medidas de forma bem simples e intuitiva.

Vou deixar um exemplo de como poderia fazer isso com linguagem C (linguagem de programação que pode ser facilmente adaptada para qualquer OS).

vamos lá, como isso seria no mundo da informática.

IMPORTANTE: não estou aqui para dar aulas de programação, informática ou para defender esta ou aquela linguagem, deste ponto em diante é uma forma de mostrar como se pode criar uma aplicativo usando uma das muitas linguagens e que você, poderá reaproveitar e usar em seus projetos. Ou se preferir pode me procurar, desenvolvo diversos aplicativos e posso criar um para você que faça este e outros cálculos de forma simples e prática. 

O codigo e a tela de execução modelo estão abaixo:



#include 
#include 

/**
* APLICATIVO DESENVOLVIDO POR ROBSON SIMÕES
*/
/*
* USADO PARA O CÁLCULO DE PESO DE MATERIAIS PLÁSTICOS
* UTILIZANDO A DENSIDADE, LARGURA E QUANTIDADE DE PRODUTO
* você pode usar modificar, alterar, implementar este código
* livremente licença GNU.
*/


float m2material;
float pesoEmbalagem;
float pesoTotal;

// chama as funções
float embalagemM2E(int, int);
float pesoMaterial(int, float);
float retornaPeso(float, float);
float retornaPesoTotal(int, int, float);

//variáveis para receber valores
int larg, altura, microns, qt, queb;
char c;
float area, densidade, pesom2, embalagem, total, pembalagem;
int main()
{

    while(c != 's'){
    // início das funções
    printf("\n****************************\n");
    printf("** CALCULA PESO MATERIAL **\n");
    printf("** para finalizar digite 's' **\n");
    printf("****************************\n");
    printf("\n digite a largura do material em mm: ");
    scanf("%d", &larg);
    printf("\n digite a altura do material em mm: ");
    scanf("%d", &altura);
    embalagem = embalagemM2E(larg, altura);
    printf("\nLargura = %d e altura = %d \n ÁREA QUADRADA: %.3f",larg, altura, embalagem );
    printf("\ndigite a espessura do material em microns: ");
    scanf("%d", &microns);
    printf("\ndigite a densidade do material: ");
    scanf("%f", &densidade);
    pesom2 = pesoMaterial(microns, densidade);
    printf("\nA densidade metro quadrado é: %.3f", pesom2);
    pembalagem = retornaPeso(pesom2, embalagem);
    printf("\nPeso da embalagem: %.3f", pembalagem );
    printf("\nEntre com a quantidade de embalagens que deseja calcular: ");
    scanf("%d", &qt);
    printf("\ndigite a porcentagem a mais de quebra: ");
    scanf("%d", &queb);
    total = retornaPesoTotal(qt, queb, pembalagem);
    printf("\n*******************************\n");
    printf("Total a produzir em kg: %.2f", total);
    printf("\n*******************************\n");
    scanf("%c", &c);
    }


    return 0;
}

// função para obter o tamanho em m2 da embalagem
float embalagemM2E(int l, int a){
    area = ((float)(l * a))/1000000;
    return area;
}

// função para obter o peso m2 do material
float pesoMaterial(int mic, float d){
    if((mic > 0)&&(d > 0)){
        m2material = ((float)(mic * d));
    }
    else{
        printf("\nA espessura deve ser em microns maior que 0 e a densidade maior que 0!");
    }
    return m2material;
}

// função para calcular o peso da embalagem
float retornaPeso(float gmt, float te){
    pesoEmbalagem = gmt * te;
    return pesoEmbalagem;
}

// função calcula peso total
float retornaPesoTotal(int qt, int quebra, float gme){
    float quebras = (float)quebra;
    float qtqb = (float)(qt * (quebras/100+1));
    pesoTotal = (gme * qtqb)/1000;
    return pesoTotal;
} 
 

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