quinta-feira, 23 de junho de 2016

Calculando a engrenagem Helicoidal

Diferente da engrenagem dente reto que é muito simples calcular a engrenagem helicoidal requer um pouco mais de conhecimento matemático e até de trigonometria.
A engrenagem helicoidal explicando de forma bem simples é como se fosse um plano inclinado, veja o desenho abaixo:
Esta inclinação que permite para a engrenagem helicoidal fazer os ajustes longitudinal de registro (para cima ou para baixo), com a máquina em movimento (em tempo real).
Mas cada fabricante adota um ângulo para suas engrenagens não havendo uma padronização.
O mais próximo da padronização que existe para banda estreita é o uso do DP26 (diametral pitch 26). Agora na hora de processar o ângulo temos variações desde 12° até 20° sendo que alguns fabricantes procuram achar uma inclinação (grau por assim dizer) que na fabricação da engrenagem esta fique com exatamente o mesmo diâmetro das engrenagens dente reto. Desta forma o cliente poderá aproveitar as mesmas facas e tamanhos de engrenagens e até porta clichês que já possui em sua empresa substituindo somente as engrenagens.
Como falamos no início, calcular engrenagens dente reto é fácil, basta multiplicar o módulo pela quantidade de dentes e temos o diâmetro primitivo, assim:

DP = (Z * M)
Onde:
  • DP = diâmetro primitivo
  • Z = quantidade de dentes
  • e M = módulo
Já para a engrenagem dente helicoidal a coisa muda de figura e entra a trigonometria e o cálculo será:

DP = (Z * M)/ cos α
onde:

  • DP = diâmetro primitivo
  • Z = quantidade de dentes
  • M = módulo
  • cos = cosseno do ângulo utilizado
Agora complicou não é?

Bom por este motivo e para não ficar precisando recorrer toda hora a calculadora científica para ficar fazendo estes cálculos eu desenvolvi para facilitar meu trabalho de projetos de máquinas e engrenagens para meus clientes e para mim mesmo um aplicativo que faz tudo isso de forma bem simples.
aplicativo que calcula os diâmetros de engrenagens helicoidais.
Desenvolvido por Robson Yuri para qualquer DP e ângulo que se deseja calcular
Basta selecionar (no caso desta versão ok, outros ângulos e módulos podem ser acrescentados e implementados), o módulo que se deseja compatibilidade, o DP que o fabricante indica e a quantidade de dentes e pronto, clique em calcular e o aplicativo faz todos os cálculos com a possibilidade de impressão destes cálculos inclusive com o diâmetro final do porta clichês para facilitar a vida do profissional de impressão, do mecânico que deverá fabricar as peças, do desenhista que deve preparar os clichês e também os desenhos de cilindros e engrenagens e dando agilidade a todo o processo produtivo, com muita precisão e livre de erros de digitação ou conversão de um grau ou cosseno.
Bem, espero que tenha dado para entender como é complexo os cálculos e a fabricação de engrenagens helicoidais.
Caso tenha dúvidas ou querendo adquirir o aplicativo que calcule as engrenagens e porta clichês para helicoidal entrem em contato.
De forma simples e análoga o plano inclinado de uma engrenagem helicoidal.

11 comentários:

  1. preciso fazer um sem fim de 6 entradas na fresa seu ph e 47.12 quais as engrenagens para montar a grade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o passo do fuso de sua fresadora e qual relação do seu aparelho divisor?

      Excluir
  2. Preciso deste aplicativo para cálculos d engrenagem helicoidal

    ResponderExcluir
  3. Como faço pra adquirir este programa

    ResponderExcluir
  4. ainda tem o programa? me chame em 41 991933526

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    Como faço pra descobrir a dilatação de um cilindro porta clichê?

    ResponderExcluir
  6. Me passa alguém o link para download do programa acima de gerar engrenagens

    ResponderExcluir
  7. boa tarde,
    me envia o link para download do programa para calculo de engrenagen

    ResponderExcluir
  8. boa tarde alguém me pode ajudar, eu trabalho numa empresa de produção de sacos de papel e estou com um problema de impressão, eu tenho que imprimir um desenho de 6 cores mas a maquina só imprime 4 cores de cada vez, ou seja tenho que por a bobine de papel para ser impressão novamente, o problema e que mesmo o cilindro e as rodas de impressão sendo as mesmas o desenho, com o passar do tempo vai subido, alguém sabe alguma solução? ou porque isso acontece? será da tensão do papel?

    ps: a maquina imprime 180 metros minuto

    ResponderExcluir

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...