segunda-feira, 27 de junho de 2016

Treinar é preciso!

A cada dia a tecnologia se torna mais presente no dia a dia de qualquer ser humano. Os bancos, são praticamente virtuais, o dinheiro deixou de ser físico e agora são um conjunto criptografado de bits e bytes. As máquinas que antes haviam manivelas, volantes e um conjunto de dois ou três botões para serem apertados hoje são controladas a distância por tablets ou interfaces IHM via TCP/IP.
Grego para você? Muita informática e tecnologia em um só parágrafo?
Bem, felizmente, apesar desta tecnologia toda que é bem mais simples do que parece, algumas operações de produção no setor gráfico ainda continuam sendo necessárias, apesar de suas também evoluções.
Mas uma coisa acabamos por constatar, mesmo para estas operações básicas esta faltando mão de obra, faltando pessoal qualificado e que saiba o que esta fazendo. Faltam pessoas que saibam os nomes das peças e partes, que questionem porque as coisas não estão saindo como deveriam.
É neste momento que entra o treinamento, a reciclagem técnica da mão de obra, a orientação e a consultoria.
Vamos pensar um pouco!
Imagine que você tenha uma empresa e uma equipe de 02 impressores e dois ajudantes. Agora um impressor precisa sair de férias e aquele impressor que restou esta se aposentando em alguns dias.
O que você pretende fazer? A produção precisa acontecer, não precisa?
Você pode ficar na mão dos ajudantes, que por mais boa vontade que tenham ainda não estão preparados para assumir a máquina. Ou poderá contratar um freelance pelo período de uns 15 a 20 dias.
Um dilema não acha?

Agora, imagine se este mesmo caso ocorra e ainda pior o seu desenhista resolve ir para uma "carreira solo" no desenvolvimento de websites, as artes ficarão paradas, conhecimento de distorção e cromias comprometido, impressão um caos e clientes desistindo e cancelando pedidos.
Bem, mas a solução é bem mais simples do que parece.
Treinar! Isso mesmo, treinar.
Em um programa de treinamento bem elaborado com material didático de qualidade e com acompanhamento técnico junto aos profissionais é possível reverter esta situação e passar sem sufocos por um evento trágico como o descrito sem nenhuma "baixa".
O treinamento capacita, qualifica e constrói uma cadeia de soluções únicas no processo produtivo, levando a solução dos problemas e dificuldades de forma mais rápida e com custos muito menores que o uso de mão de obra sem treinamento ou sem o aprendizado necessário para assumir uma máquina por exemplo.
Então como prepara sua equipe para acontecimentos como este? Treinando.
Eu tenho um programa de treinamento modular, com material didático adequado ao tipo de estrutura que sua empresa tenha e para a mão de obra que necessite treinar. Por exemplo, se quer dar conhecimento técnico ao seus colaboradores do setor comercial e arte tenho uma proposta de treinamento com mais ênfase a estes profissionais. Desta forma eles aprenderão de forma simples e prática todas as possiblidades e potencial de sua empresa, com as reais possibilidades para que vendam melhor e mais tecnicamente o que podem produzir.
Equipamento flexo 3 cores banda média
Já no caso de produção, o programa é voltado mais para a teoria e prática operacional dos equipamentos e das possibilidades, como proceder, como evitar problemas, como calcular materiais e tempos de máquinas, como aproveitar tempos e pré-acertos de máquinas, como aproveitar e compor tintas, ler e preencher uma OS (ordem de serviços), colagem de clichês, impressões especiais como Cold-stamping, hot-stamping, delan/relan, rótulos bula, embalagens diversas, etc.
Tudo isso com rico material didático impresso e também no formato DVD com mais de 500 páginas de informações diversas: desde arte e fornecedores até produção, fluxogramas, noções de ISO e expedição.
O mais legal de tudo é que não há plagio nas apostilas, todas foram escritas por mim, baseados nas experiência e consultorias ao longo de mais de 30 anos de atuação no setor. Escritas por quem participou ativamente tanto da produção quanto de salas de aula no aprendizado das artes gráficas pelo SENAI, cálculos e informática, engenharia produção mecânica e cursos complementares em instituições como Fundação Bradesco, FGV, ACEPIC,Universidade Estácio de Sá,UNIP Senado Federal entre outras.
Faça o curso e treinamento com quem tem know how, conhece e não tem medo de escrever sobre o assunto. Saiba mais entre em contato flexonews.br@gmail.com

Veja alguns vídeos no canal:
Treinamento arte e impressão - modular, tambor central, stack, troqueladoras. treinamento em acessórios e produtos especiais como: Etiquetas de segurança, uso de delan/relan, cold ou hot-stamping, impressão na cola, dispositivos, rótulos bula. Manuais de treinamento de autoria própria em Português e Inglês (sob consulta).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...