sexta-feira, 24 de junho de 2016

O que são mancais?

Muito utilizados nas máquinas e dispositivos os mancais são peças mecânicas, feitas geralmente de aço mas podem ser de alumínio, ferro fundido e até plásticos. São nos mancais que os eixos ficam apoiados. Nos mancais ainda são montadas buchas ou rolamentos que permitem ao eixo movimentar-se girando ou deslizando com o mínimo de atrito. Sem os mancais seria impossível a fixação dos eixos e rolamentos ou buchas nas máquinas.
Existem diversos desenhos de mancais e muitos deles podem ser vistos nas máquinas flexográficas. Hoje, com a tecnologia é possível ter até mesmo mancais de campo magnético, onde dois elementos (um acoplado ao eixo e outro no mancal) criam campos magnéticos da mesma polaridade de tal forma a se repelirem - afastarem - (princípio do magnetismo, polos iguais se repelem), fazendo com que o eixo "flutue" neste campo magnético sem conato com o mancal e livre de atrito, mas este tipo de mancal ainda esta longe de ser visto em nossas máquinas.
Outros tipos de mancais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...