quarta-feira, 15 de junho de 2016

O cilindro porta clichês.

Desenho porta clichê Paramétrico - by Robson Yuri
Para que a impressão ocorra, além da máquina é claro, precisamos de tintas, substratos (papel, filmes plásticos, etc.), dupla face, forma de impressão (clichês) e uma base onde os clichês são montados para serem utilizados na máquina. Esta base é o cilindro porta clichês, um rolo onde através do uso de dupla face (um tipo de fita adesiva que possui cola em ambos os lados) fixamos os clichês em sua superfície muitas vezes circulando todo o perímetro deste.
O cilindro porta clichês para máquinas flexográficas podem ser de 3 tipos:
  • Eixos fixos – o corpo do cilindro possui seu eixo incorporado, fixo ou seja, uma peça única;
  • eixos removíveis – muito comum em flexo de banda estreita modular o corpo do cilindro não possui eixo. Existe um eixo comum que é montado nos cilindros quando este esta pronto para ser utilizado em máquinas;
  • Camisa – muito similar aos cilindros de eixo removível as camisas são corpos de cilindros, geralmente feitos de material composto como fibra de vidro e carbono, que são montados em eixos fixos nas máquinas, o eixo não sai da máquina neste caso é peça integrante dela. Estes sistemas são mais comuns em máquinas de banda larga e de alta produtividade.
Os porta clichês podem ser fabricados em diversos materiais sendo o mais comum, aço e alumínio, onde o alumínio é usado para fabricação do corpo, mas os eixos e ponteiras continuam sendo de aço, mesmo nos eixos fixos, que são introduzidos (montados) no corpo dos cilindros de alumínio através de pressão fixando-se a este por conta das medidas justas (apertadas) entre o furo do cilindro e o eixo criando assim uma peça única impossível de ser desmontada manualmente.

Cilindros porta clichês banda estreita eixo móvel
Porta clichês de eixo removível em geral possuem suas engrenagens “pinadas” no corpo do eixo (banda estreita) e rolamentos que variam de medidas conforme a máquina. São estes rolamentos que limitam o diâmetro do eixo removível. Estes rolamentos estão entre os modelos de 6200 a 6203 onde eixos entre 10mm e 17mm podem ser usados respectivamente. Quanto maior o diâmetro do eixo, mais estável e menos vibrações sofrerá o cilindro porta clichês. Quanto mais fina a ponta do eixo mais suscetível a problemas de vibrações, resistências mecânicas e a cargas o cilindro sofrerá.
Cilindros porta clichês devem ser balanceados estática e dinamicamente para evitar batimentos, vibrações e consecutivamente defeitos na impressão.
Os desenhos técnicos dos cilindros para fabricação devem observar e contar todas as tolerâncias e medidas na ordem de 3 casas decimais (0,001 = 1mm/1000) para que se possa ter excelentes resultados nos ajustes e impressão e não podem ter diferenças no diâmetro total não deve ser superiores a 3 milésimos de milímetro (0,003), o que acarretaria uma diferença no perímetro da ordem de 0,01 (um centésimo) e os encaixes começariam a ficar prejudicados em trabalhos de altíssima qualidade.
Sleeve ou camisa utilizando em flexo banda larga
O paralelismo também é de fundamental importância. Não podem ter diferenças superiores a 0,002mm (2 milésimos) para não prejudicarem os encaixes. Por este motivo, a fabricação deve ser bem criteriosa para que estes problemas não ocorram. Tornos com “entre pontas” e barramento perfeitamente alinhados são fundamentais para a fabricação destas peças. Necessidade de retificar a peça não existe, desde que seja possível trabalhar dentro das tolerâncias.
Importante, estas são tolerâncias recomendadas e mecanicamente possíveis, alguns fabricantes para suas máquinas e equipamentos adotam outras tolerâncias que sejam mais fáceis de serem obtidas em seus equipamentos de produção e compensam as diferenças no conjunto de tolerâncias da máquina montada, funciona do mesmo modo, mas o resultado de impressão sofrerá mais desvios a cada vez que nos afastamos de medidas mais precisas como milésimos e começamos a trabalhar com centésimos.
Cilindro porta clichê com eixo incorporado (fixo)
Para se reproduzir uma cor em flexografia (uma única imagem) de comprimento 'X' é necessário um cilindro anilox de perímetro 'Y' (diâmetro x PI – onde PI é a constante de 3,14159…). quando precisamos fazer mais de uma cor, cromias por exemplo, necessitamos de 4 cilindros iguais de mesmo perímetro 'Y'. ao mudar o tamanho da embalagem ou rótulos o perímetro deve ser compatível a estas novas medidas ou seus múltiplos e submúltiplos.
Quer saber mais? Entre em contato comigo e tenha a certeza de aprender tudo sobre flexografia. Treinamentos e consultorias no setor, desenvolvimento de peças e dispositivos.
Amostra de projeto de peça/parte máquina desenvolvida por Robson Yuri em software ´CAD Paramétrico

Um comentário:

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...