quinta-feira, 16 de junho de 2016

A ENGRENAGEM

A engrenagem é uma figura geométrica, tridimensional, um polígono de muitas faces. A engrenagem, esta roda dentada que permite acoplar, transmitir força e movimento a eixos é fundamental nas máquinas e equipamentos.
Há engrenagens em tudo que possamos imaginar (desde que necessitemos de movimentos), na bicicleta (engrenagem de corrente – coras e catracas), nos carros (caixa de câmbio, diferencial), nos portões automáticos de garagens (engrenagens e cremalheira), nos redutores (cora e sem fim) e é claro nas máquinas gráficas e em especial na flexografia.
As engrenagens são de dois tipos principais em flexografia:
  • Dentes helicoidal ( e não eliquidal ou eliquiodal como muitos pronunciam) que possui uma inclinação ou ângulo nos seus dentes (angular em relação ao eixo);
  • Dentes reto, onde o dente é reto ou paralelo ao eixo.
As engrenagens dente reto são mais populares e utilizadas em grande parte das máquinas de banda estreita tambor central fabricadas até o ano de 2005 onde uma grande procura e a popularidade da Helicoidal ganhou espaço. Hoje é raro uma máquina tambor central ser fabricada com engrenagens dente reto.

As vantagens das engrenagens dente reto são na sua fabricação, ajustes, montagem e simplicidade, já que dispensam o uso de chavetas e dispositivos de ajustes lateral sendo fixadas unicamente por um parafuso.
Já as helicoidais possuem muitas vantagens. Pelo seu desenho e ângulo mais dentes de uma engrenagem movida estão em contato com uma motora. Outro detalhe no seu desenho é que se observado a inclinação dos dentes assemelha-se a uma “rampa”, isso quer dizer que movimentos para direita ou esquerda (paralelos ao eixo) possibilitam que a engrenagem “suba” ou “desça) movimentando o eixo no sentido de sua rotação para frente ou para trás (atrasando ou adiantando) a impressão ou movimento por assim dizer. Isso permite que se tenha ajustes de regulagem de impressão longitudinal (no sentido de comprimento do substrato) precisos e em linha, com o equipamento funcionando e com precisão micrométrica.
As desvantagens são que as engrenagens helicoidais necessitam de mais cálculos para serem fabricadas. Erros de segundos (medida angular) pode fazer com que a engrenagem ganhe ou perca graus, o que aparentemente não é visível mas que desgasta outras engrenagens com ela acopladas (por exemplo, como dizem os impressores “come” a engrenagem). A necessidade de se ter uma guia ou movimentador (gargalo como chamado comumente) para manter a engrenagem em sua posição paralela ao eixo, isto é necessário devido a engrenagem assemelha-se a uma rampa, se deixar solta ela tende a “correr” para o lado de pressão maior, ou seja, ela se movimentará para a direta ou esquerda paralelo ao eixo. Outra necessidade é de uma chaveta, não podemos fixar a engrenagem no eixo (no cilindro porta clichês ok, nos outros cilindros isso muda), pois como a engrenagem é uma rampa se movimentarmos os cilindros porta clichês para direita ou esquerda, em busca de ajustar a impressão lateralmente e a engrenagem for fixa no cilindro sem chaveta que permita ela correr no eixo (mas mantém sua posição lateral pelo guia ou gargalo), a impressão iria sair de registro no eixos longitudinal. Por isso há chavetas nas engrenagens para que o eixo movimente-se perpendicular a engrenagem sem mover esta da posição. E quando atuamos na guia da engrenagem esta se move perpendicular ao eixo sem mover este, complicado? Nem tanto ao observar uma engrenagem destas em funcionamento é simples de entender, ou mesmo analisando o desenho abaixo já se pode ter uma ideia de como isso funciona.
Quer saber mais? Entre em contato comigo e tenha a certeza de aprender tudo sobre flexografia. Treinamentos e consultorias no setor, desenvolvimento de peças e dispositivos.
Engrenagem desenvolvida em software CAD Paramétrico por Robson Yuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...