terça-feira, 28 de junho de 2016

O que é a bucha de Bronze?

Bucha de Bronze desenhada para uma máquina Flexo
Desenho - Robson Yuri - bucha gaiola de corte
Diferentes dos rolamentos que possuem diversas partes as buchas são basicamente um componente mecânico cilíndrico oco, no formato de um tubo ou ainda pode ter a forma de um mancal de deslizamento. Sua função similar ao do rolamento é permitir a sustentação do eixo. É um material designado como antifricção, muito utilizado na mecânica por suas propriedades de baixo atrito ou deslizantes. Buchas são fabricadas de diversas formas como por exemplo em tornos utilizando-se material bruto que é desbastado até obter a forma e medidas da bucha ou por modernos equipamentos de fundição contínua ou por centrifugação e posteriormente recebem acabamentos em tornos ou equipamentos mais modernos CNC. Como dissemos o material base usado para fabricação de das buchas é o Bronze e suas ligas cada qual com um coeficiente de fricção e resistências diferentes.
O bronze mais conhecido é o chamado Bronze Grafite. O bronze grafitado (ou sinterizado), mais conhecido como bronze auto lubrificante, é um produto poroso com características superiores de anti-fricção.
Existem empresas especializadas somente na fabricação de buchas com alta tecnologia e controle de qualidade.
As máquinas flexográficas de hoje possuem poucas buchas, muitas utilizadas no passado nas gaiolas de corte de máquinas como Flexorama foram substituídas ao longo dos anos por rolamentos de agulhas que são mais duráveis e requer menos manutenção. As buchas possuem canais de lubrificação e devem ser constantemente lubrificadas (colocar óleo) para que seu desgaste seja minimizado e também para que ofereçam o deslizamento apropriado a que foram destinadas. A lubrificação também serve de "líquido refrigerante" para a bucha fazendo com que sua vida útil aumente muito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...