sábado, 25 de junho de 2016

Acoplamentos

Quando precisamos juntar dois eixos para que haja continuidade do movimento por toda a máquina, como é o caso de cardã usado em modulares, precisamos de acoplamentos.
O Acoplamento é um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquina, empregado na transmissão de rotação entre duas árvores ou eixos-árvore. Os princípios de rotação são transmitidos pelos acoplamentos segundo os princípios de atrito e de forma.
Podemos classificar os acoplamentos como sendo permanentes e... comutáveis. Os do tipo permanente atuam e se dividem em rígidos e flexíveis agora os comutáveis atuam obedecendo a um comando, sendo que ambos podem ser fixos (rígidos) elásticos e móveis. Os acoplamentos do tipo fixos, que são comuns em cardãs de máquinas, servem para unir os eixos (chamadas de árvores) para que funcionem como se fosse uma única peça. A construção dos acoplamentos obedecem a inúmeras formulas matemáticas para garantirem sua resistência e para que não interfiram no balanceamento nem na performance das partes que são unidas por eles. Também por questões de segurança os acoplamentos devem ser construídos de modo a que não tenham nenhuma saliência.
Na imagem utilizada para ilustrar esta matéria você pode ver um acoplamento e suas partes. Esta peça foi desenhada para atender um equipamento em desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...