segunda-feira, 20 de junho de 2016

Os Rolamentos

Dentre as peças móveis em um equipamento flexográfico, os rolamentos são sem dúvida uma das peças que mantém a máquina girando sem atritos.
Um número surpreendentemente grande de rolamentos pode ser encontrado a nossa volta. Em uma máquina flexográfica tradicional, estas de tambor central para impressão de etiquetas e rótulos de 3 cores tem em média de 55 a 70 rolamentos sem os quais os eixos não poderiam se mover perfeitamente, haveria vibrações, as engrenagens de transmissão não seriam capazes de movimentar suavemente a máquina e proporcionar a impressão.
Os rolamentos podem ser encontrados também em outros equipamentos como por exemplo: Trens; aviões; máquinas de lavar; computadores; satélites e máquinas em geral como rebobinadeiras e máquinas off-set para exemplificar mais algumas do setor gráfico.
Os rolamentos melhoram a funcionalidade das máquinas e ajudam a economizar energia.  Eles também fazem o seu trabalho silenciosamente, em ambientes difíceis, escondidos em máquinas onde não podemos vê-los. No entanto, os rolamentos são cruciais para o funcionamento estável de máquinas e para garantir seu desempenho.
A palavra "rolamento" incorpora o significado de "suportar", no sentido de "apoiar", e "carregar uma carga." Isso se refere ao fato de que os rolamentos de apoio suportam cargas de eixos rotativos.
Os rolamentos mais utilizados em máquinas flexográficas e rebobinadeiras são: rolamentos de esferas e rolamentos de rolos ou roletes. Todos os rolamentos desta categoria basicamente possuem 4 elementos:
  • Anel externo ou anel maior que possui a pista externa;
  • anel interno com a pista interna, é o anel menor;
  • elementos rolantes que podem ser esferas ou roletes como dissemos anteriormente e
  • gaiola onde são mantidos os elementos rolantes posicionados.
A função básica dos rolamentos é a redução do atrito mecânico. Reduzir o atrito significa ainda que:
  1. as máquinas funcionaram de forma mais eficiente;
  2. haverá menos desgastes por atrito, prolongando a vida útil das máquinas;
  3. previnem a abrasão, evita avaria mecânica.
Os rolamentos também contribuem para um menor consumo de energia, reduzem atrito e permitem a transmissão eficiente de energia. Sem contar que os rolamentos são ecologicamente corretos.
Tipos mais comuns de rolamentos em flexografia:
  • Rolamento de esferas. Muito utilizado e largamente encontrado em eixos tracionadores e rolos de passagem de papel.
  • Rolamento de roletes ou de rolos - também utilizado em rolos e tambor central por aguentar mais carga e pressão. Este tipo de rolamento não é muito comum em flexo de banda estreita mas pode ser encontrado em flexo de banda larga.
  • Rolamentos de rolos cônicos - este rolamento é capaz de suportar cargas combinadas axial e radial é ideal no uso de montagens de tambores contra pressão de máquinas tambor central.
  • Rolamentos Axiais de Esferas -  São os chamados rolamentos de encosto pelos impressores. São rolamentos capazes de suportar cargas na direção axial e podem suportar grandes cargas. Encontrados sempre nos eixos rebobinadores e desbobinadores no sistema de pressão de pressão (ou freio) destes e também no sistema de movimento longitudinal do eixo desbobinador em maquininhas de tambor central modelo midiflex por exemplo.

Além disso existem os rolamentos auto compensadores usados nos eixos porta clichês, anilox e rolos pescadores, rolamentos do tipo agulha que podem ser achados em alguns casos no sistema de gaiola de corte, rolamentos de contato angular (raros em flexo banda estreita) mas também existentes para obter os melhores resultados no movimento sem atrito suportando as cargas exercidas pelos eixos e seus componentes montados.
Rolamento auto-compensador modelo 1202 usado nas pontas de eixos de muitas máquinas flexo de tambor central de banda estreita como GGS, Etirama, Reflexo, etc.
Desenho de mancal e rolamento montados - realizado por software de paramétrico 3D Kompas - por Robson Yuri.
Rolamento utilizado em projetos de equipamentos em software paramétrico 3D Kompas - por Robson Yuri.
Rolamento de contato axial de agulhas








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...