sábado, 18 de junho de 2016

Onde são criados os projetos de máquinas?

Kompas 3D, assembly de partes visão explodida
Hoje não se projeta mais máquinas e acessórios em prancheta com tecnígrafos e réguas T, esquadros e compassos.
A tecnologia, os computadores e softwares avançaram tanto que o ato de desenhar ficou simples e acessível a todos. Com investimentos que parte de R0,00 (zero reais) até a casa de centenas ou milhares de dólares é possível ter um bom programa de desenho mecânico, ou como são chamados os CAD (computer aided drafting - computador auxiliando o desenho em uma tradução livre) em seu computador, seja ele Linux, Windows ou Mac. Softwares como o QCad opensource (http://qcad.org/en/qcad-downloads-trial) podem ser baixados gratuitamente para qualquer uma destas plataformas e com ele já é possível criar projetos 2D de engenharia.
Mas hoje, softwares deste tipo estão com os dias contados, isso porque em mecânica ou arquitetura softwares 3D ou paramétricos são mais práticos, fáceis de usar e permitem uma visão 360° e isométrica do que você esta "construindo". Isso mesmo, em softwares paramétricos você constrói peças tridimensionais realísticas com precisão micrométrica e com grande facilidade. O que antes você tinha que construir em pelo menos 3 vistas e depois em uma folha reticulada (malha para desenho isométrico) criava as perspectivas do objeto você faz isso tudo de uma única vez, trabalhando com o sólido.

Kompas 3D desenho de uma flange
Na realidade é o caminho inverso, você primeiro cria o "sólido" ou a peça, e depois o software faz sozinho as 3 vistas ou mais em 2D se você deseja e melhor já cotadas (com as medidas).
Outro ponto interessante destes aplicativos são a capacidade de montar as peças que você criou, como uma monte de peças de Lego, na função assembly você monta peça por peça, encaixando-as como se estivesse fazendo a montagem da máquina ou dispositivo real, mas no mundo virtual. Outro detalhe é que antigamente, no tempo da prancheta você tinha que calcular um monte de coisas, saber densidade de materiais, suas dilatações e pontos de stress para começar a escolher ou dimensionar uma peça, nos softwares paramétricos não é necessário todo este conhecimento.
Desenho mecânico de prancheta, montagem 2D.
Há um banco de dados super atualizado com todas as informações e constantes com precisão da ordem de milionésimos para que você faça os ensaios do sólido ou peça que criou. O negócio é tão perfeito que se você estiver projetando uma peça em aço, depois resolver ver como ela se comportaria se fosse fabricada de alumínio ou outra liga metálica o programa faz isso, e melhor, lhe mostras os pontos de stress, ruptura, deformação ou sei lá o que você esteja procurando ao mudar o tipo de material.
E não para por ai não, os programas são tão sofisticados que após montado você pode realizar o "funcionamento" ou cinemática da peça ou máquina funcionando, e o programa avalia onde os esforços ocorrem, se há algum impedimento (tipo um parafuso fora do lugar ou um furo mal alinhado assim como uma lateral mal posicionada) e informa o usuário. Uma vez que você sabe onde é, não precisa refazer tudo novamente, basta redimensionar somente aquele sólido ou peça mal dimensionada ou projetada e quando salvar, todas as peças automaticamente são atualizadas para a nova medida, muito prático.
A grande vantagem é o tempo para realização de um projeto, aprovação e visualização pelo cliente ocorre em tempo recorde. O que antes levava meses para ser criado, pode ser criado em semanas, com a vantagem do cliente (quem vai aprovar ou visualizar o projeto, o investidor), não precisa entender nada de desenho ou mecânica e também não precisa tentar imaginar como será a peça ou máquina vendo desenhos 2D planos. Com os programas, pode-se ver em todos os ângulos, por baixo, por cima, por dentro e se você tiver um óculos de realidade virtual 3D poderá terá a sensação até de estar ao lado da máquina.
Software CAM fazendo a simulação de usinagem de uma faca flexo
Agora o mais legal de tudo isso, se você tem uma empresa de usinagem com centros de usinagem computadorizados, os famosos CNC e estes podem ou são ligados a um software chamado CAM (Computer Aided Manufacturing - Fabricação Assistida por Computador) poderá enviar seu projeto 3D diretamente para este software e ele se responsabiliza por criar a peça do Zero no Bloco de aço, plástico ou liga metálica que esteja para ser fabricado, como uma impressora 3D para explicar de forma simples. O CAM é um programa que vai coordenar e "esculpir" o bloco metálico a partir das informações do bloco de desenho que criou no CAD Paramétrico 3D como o Kompas, Inventor ou Catia.
Eu particularmente uso o Kompas 3D (www.ascon.net) por ser muito robusto e particularmente mais em conta (preço mais baixo) que as versões comerciais de outros desenvolvedores como Autodesk. Mas trabalho bem com Inventor também, mas como disse por uma questão de custos e por ser muito completo optei pelo Kompas 3D.
QCAD na sua versão para Windows, gratuito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...