quarta-feira, 29 de junho de 2016

Elemento de fricção ou freio - feltro

O feltro é sem dúvida o material mais utilizado para elemento de fricção e freio em máquinas de tambor central flexográficas de banda estreita.
É barato, possui boa resistência, baixa dissipação de calor e cumpre bem a função de servir como elemento de freio ou de fricção para transmissão ou frenagem de movimento. É utilizado no desbobinador como elemento de frenagem e nos rebobinadores como elemento de fricção ou embreagem como dizem alguns.
Mas o que é o felto?
Feltro é um tipo de material, parecido com uma manta grossa, muitos a comparam com um tipo de "papel" feito de lã ou pelos de animais. Suas fibras são agregadas por calandragem e os pelos mais utilizados para fabricação de feltro são o do coelho e carneiro e acreditem até o de castor e camelo são utilizados (porém muito mais caros).
Os feltros utilizados em elementos de fricção de máquinas flexo possuem entre 10mm a 15mm de espessura e são cortados em formato de discos.


Um comentário:

  1. Bom dia!
    estou a procura de feltros para fricção flexografia,tem em m² ou prontos em rodelas
    aguardo

    ResponderExcluir

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...