segunda-feira, 27 de junho de 2016

Comprar máquina usada, vale a pena?

Em tempos de "caixa baixo" mas mesmo precisando renovar os maquinários ou para suprir uma demanda de volume ou para realmente dar uma "incrementada" na produção, a compra de uma máquina nova pode parecer abusivo e até fora de questão já que os equipamentos estão a custos altíssimos e prazos de entregas longos.
Nestes casos a aquisição de uma máquina usada pode parecer a saída mais viável e promissora a curto prazo.
Mas vale a pena comprar uma máquina usada?
Bem, em minhas assessorias e consultorias para empresas que desejam adquirir máquinas usadas eu sempre gosto de começar com o exemplo do carro usado. Vamos lá ver como é:
"Máquina usada é como um carro usado, pode ter tido um ou mais donos, donos cuidadosos ou aqueles que não se preocupavam com buracos ou lombadas. Donos que cuidavam do estofamento e aqueles que deixavam o carro na garagem e saiam com ele somente nos fins de semana. Há aqueles que colocam qualquer um para dirigir, bagunçando todas as regulagens e não zelando pelo bem, há outros que nem sequer tiraram os plásticos dos bancos. Há uns com 10 anos de documento mas km de menino e outros com poucas semanas e bem rodados." Comenta Robson Yuri, consultor e assessoria para o segmento flexográfico.
Exemplo de uma máquina que deve ser muito bem avaliada para
que não haja prejuízo na aquisição e não se gaste mais na reforma
do que na aquisição de uma máquina nova.
Máquina é igual, há máquinas que rodarem pouco e que podem ser consideradas ou vendidas como "Zero", há outras que no entanto parecem saírem de um filme de "Zumbi" com tanta "maquiagem" e tinta espalhada, impossível de saber a cor original dela. Há algumas que parecem um arco íris de tantas cores escorridas pela lataria.
Fora a limpeza e o asseio, também há o desgaste natural das peças que mesmo aparentemente em bom estado devem ser substituídas em benefício do bom funcionamento da mesma. E outras peças, que voltando a comparação com o carro devem ser substituídas pois desgastam como pneus. Os rolos de borracha pescador são como pneus nos carros. A cada 'X' anos ou após sofrerem um corte, ruptura, aparecerem buracos devem ser substituídos. Como o pneu de um carro usado o rolo de borracha até pode rodar defeituoso por algum tempo, mas vai chegar uma hora que vai ter que ser trocado ou no caso do carro você será multado ou algum acidente pode ocorrer, na máquina a multa por um defeito na borracha pode ser a devolução do serviço por um defeito aparente na reprodução.
Outro ponto a se verificar é a documentação da máquina, como no carro. Tem que ver se tem nota fiscal, se esta quitada, se não há pendências jurídicas, etc. Se você não verificar isso pode ver a compra não acontecendo, afinal a máquina deve vir para auxiliar produção e não para dar mais dor de cabeça para nós.
Estação de corte totalmente desenhada por Robson Yuri
Em software paramétrico para fabricação de peças
e partes atendendo a manutenção de um equipamento
que já não dispunha mais de desenhos.
Mas em regra geral uma máquina usada é um bom negócio, desde que acompanhada por um "conselheiro" ou consultor (como eu faço para alguns clientes que me contratam), pois ele é como o seu mecânico de confiança que vai com você para comprar um carro usado, o consultor auxilia você na compra e aponta os prós e contras da máquina e avalia o quanto você deve gastar a mais para deixar a máquina um verdadeiro "Cadillac". Sem o auxílio de um consultor fica mais difícil saber se o preço ou o valor pós aquisição para reforma ou manutenção estão dentro do orçamento e valor de mercado do equipamento.
Vi casos ao longo destes anos que empresas compraram máquinas por acharem "barato" e depois tiveram mais dor de cabeça e gastaream  muito mais dinheiro para coloca-las em funcionamento do que se tivessem optado por uma nova.
Há casos também, onde acompanhei que equipamentos foram comprados por 40% do valor de mercado e com alguns investimentos em cilindros e rolamentos foi possível ter uma máquina em curto prazo funcional e com pelo menos 50% mais barato que se a opção fosse por zero.
Mas tenha em mente que não existe máquina usada que não precise de troca de cilindros de borracha (no mínimo revestir um ou outro rolo será preciso), trocas de rolamentos e principalmente buchas. E também a troca de mangueiras de ar e o reaperto ou substituição de o'rings é inevitável.
visão explodida das peças e partes desenho de Robson Yuri para estação de corte
instruções detalhadas de montagem para a equipe que vai recuperar a máquina.

Conclusão:
A Compra de máquinas usadas é um bom negócio desde de que acompanhadas de um especialista que possa imparcialmente avaliar e dar a opinião sobre o estado da máquina, seus prós e contras e o quanto seria necessário investir para tê-la em condições de uso perfeito.
Outra vantagem é que máquinas usadas estão no mercado, prontas, e requer poucos ajustes (desde que bem avaliadas e assessoradas pelo consultor) e o tempo de setup na sua empresa é rápido, pelo menos 60% menor que com a aquisição de uma máquina nova.
O custo de aquisição e compra, comparado com a mesma marca, modelo e opcionais não pode ser maior que 80% para grande parte das máquinas existentes e não pode chegar a mais de 70% de uma nova se a máquina tiver com mais de 10 anos de uso, pois o overhaul ou Heavy Check (como é chamado em aviação, quando a vistoria e manutenção desmonta tudo e substitui todas as peças independente se estão visualmente boas ou não) ficaria em torno de 35% a 45% do valor da máquina o que elevaria o custo a ser maior que o da aquisição de uma máquina nova.
Para saber mais ou querendo assessoria para compra de um equipamento usado entre em contato: flexonews.br@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...