quarta-feira, 22 de junho de 2016

Rolos guias.

Guia fixo e rotativo recartilhado em uma Betaflex
Os rolos guias tem duas funções principais nas máquinas flexográficas e rotativas em geral que são:
  • manter o alinhamento do substrato e
  • manter a tensão.
Sem os rolos guias manter a tensão e o alinhamento seria quase impossível, além é claro de que a máquina teria uma forma bem estranha para compensar a falta deles.
Os rolos também permitem que a máquinas seja menor em tamanho e mais precisa nos ajustes, auxiliam na manutenção de registro e facilitam os encaixes de impressão por manterem os substratos (papel, películas, filmes, etc.) mais estáveis durante todo o processo de conversão.
A não muito mais que falar sobre eles somente que podem ser do tipo rotativo e também, muito comum são os fixos, como barras onde o material passa atritando. Estes muito presentes nas máquinas de banda estreita de tambor central e modelos mais antigos ou do tipo midiflex que não possuem alinhadores de banda ou web guides.
Sem os rolos guias seria impossível a impressão com qualidade e em registro. Se a máquina possui mais rolos guias melhor será o alinhamento, tensão no material e registro da máquina e também maior será a possibilidade de alternar a passagem do material para ganhar produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...