quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Tintas Flexográficas

Alguns iniciantes na flexografia (em especial no setor de rótulos e etiquetas) me perguntam quais os tipos de tintas flexográficas existem.
Em um resumo bem simples diria que temos 3 classes de tintas distintas que são:

  1. tintas a base de água
  2. tintas a base de solvente
  3. tintas UV (por cura UV)
Antes de mais nada é necessário esclarecer algumas coisas. Quando falamos que as tintas são a base de água nos referimos a que o verniz e aditivos desta tinta são solúveis em partes maiores de água, ou que podem usar água como solvente principal. Mas, estas tintas também possuem algum tipo de solvente como álcool por exemplo.
Já as tintas base de solvente e UV não podem ser diluídas com água em nenhuma proporção. Estas devem ser diluídas com solventes apropriadas de acordo com as resinas e vernizes de composição das tintas. A troca de um solvente ou o uso de um solvente não apropriado para a tinta pode interferir na fixação, cura e resistência da tinta bem como na sua cor ou perda total da mesma.
Um detalhe importante que muitos desconhecem, as tintas UV precisam sim serem diluídas apropriadamente e existem solventes próprios fornecidos pelos fabricantes das tintas para este fim.
Há um solvente especial de limpeza que não altera a formulação da tinta e não prejudica sua ancoragem e resistência. Usar álcool com muitos fazem pode contaminar a tinta e levar a sua perda.

Um comentário:

  1. Como que eu faço para usar álcool na tinta para flexografia banda larga e quanto uso de aditivo retardado...

    ResponderExcluir

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...