quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O que são clichês?

Clichês o que são?
Os clichês de fotopolímero para flexografia são as formas de impressão. Similares a carimbos, os clichês são responsáveis pela formação da imagem, texto, desenhos, fotos, etc que compõe a impressão.
Em artes gráficas, na flexografia não é diferente,  para imprimir uma imagem (foto por exemplo) é necessário decompor esta imagem em cores primárias (amarelo, magenta e cyan e o neutro preto). Estas cores sobrepostas na impressão tornam a recompor a imagem.
Os clichês flexográficos são relevográficos, ou seja, a área a ser impressa é mais alta para receber a tinta e posteriormente "carimbar" o material. O material a ser impresso pode ser papel, películas plásticas, adesivos, cartão, caixas de papelão, tecidos e uma infinidade de outros substratos, tudo depende basicamente da configuração da máquina e tipo de tinta.
Abaixo vemos a foto em detalhe de um clichê de fotopolímero flexográfico.
Note, como é uma impressão direta (o clichê entra em contato direto com o substrato) a imagem e texto do clichê estará ilegível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...