quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O que é impressão térmica?

A impressão térmica é um processo de personalização com textos, código de barras e imagens de baixa resolução consecutivas ou de dados variáveis. É utilizada para gerar etiquetas com informações para identificação de produtos, medicamentos, pesos, medidas, endereçamentos, logística, codificação e classificação entre inúmeros outros usos.
A impressora é instalada no sistema operacional (Windows, Linux ou Mac) e funciona como uma impressora laser ou inkjet. Um arquivo é enviado para a impressora. Nela, o arquivo é convertido em impulsos elétricos e na cabeça de impressão em calor. O calor é responsável pela formação utilizando-se de duas situações.

  • impressão térmica direta - o calor da cabeça entra em contato diretamente com o substrato que possui em sua superfície um produto reagente que escurece formando a imagem. Este substrato é conhecido como papel térmico (funciona como os antigos papéis de fax).
  • Impressão térmica indireta - o calor incide sobre uma fita chamada de Ribbon que possui um recobrimento pigmentado. Este, ao receber calor é transferido para superfície do substrato. Não é necessário usar nestes casos o papel térmico podendo ser utilizado por exemplo: couchê, transtherm, BOPP transparente, BOPP branco, tecido, etc. Mas lembre-se que para cada tipo de substrato existe um ribbon apropriado. Os ribbons podem ser encontrados em cores também como: vermelho, azul, verde, branco mas o comum e popular é o preto.
Existem vários tipos de impressoras térmicas com valores diferenciados deste pouco mais de US$250,00 até impressoras industriais de alta produtividade que ultrapassam US$10,000.00.
Quanto a fabricantes temos Zebra (que se tornou sinônimo de impressora térmica), Argox, Epson, Brother, Bematech, TSC, e muitas outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...