quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O que é retícula?

Para se imprimir no processo gráfico uma imagem, foto ou ilustração é necessário decompor a imagem em pontos.  Reticular é o processo de transformar uma imagem de tom contínuo (degradee ou fotos por exemplo) em pontos. Mas, quando transformamos uma imagem em pontos pelo processo de reticulagem alguns detalhes são perdidos resultando na perda de nitidez.
Quanto menor a lineatura (quantidade de pontos em uma linha) maior será a perda de detalhes. Para que esta perda seja mínima é necessário trabalhar com uma lineatura maior. Normalmente as retículas em off-set e flexografia de rótulos e etiquetas trabalhamos com 150lpi (em torno de 60l/cm) mas hoje já é comum utilizar 175lpi e até 200lpi.
Mas é importante lembrar que para trabalhar com lineaturas maiores devemos ter em mente que no caso de flexografia devemos aumentar proporcionalmente a lineatura do anilox e também utilizar tinta de melhor qualidade (moagem do pigmento mais fina) e que tenham melhor cobertura (isto é importante devido a camada de tinta que se torna mais fina devido a menor volume do anilox).
Nesta imagem acima, vemos as retículas do padrão de seleção CMYK (cyan, magenta, yellow e black) estas quatro cores formam as imagens de fotos, paisagens ilustrações, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...