quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Dupla face, sua importância

A fita dupla face deixou de ser apenas o meio pelo qual o operador prende (une) o clichê a superfície do cilindro porta clichês ou porta placa. Hoje em dia esta fita possui muita tecnologia em sua construção sendo em muitos casos superior até a tecnologia de fabricação do substrato utilizado na impressão.
A fita, além de unir firme e uniforme o clichê sobre o cilindro, permite absorver vibrações e flexionar-se no ponto de contato da impressão e tomada de tinta. Para este tipo de fita chamamos de fitas acolchoadas.
Há fabricantes de produzem estas fitas em 3 (três) densidades sendo

  1. baixa - para ser utilizada para impressão de retículas e detalhes finos
  2. média densidade - esta fita é para ser utilizada em combinações onde os clichês possuem áreas de retículas e de sólidos (chapados) de dimensões mediadas.
  3. alta densidade - para impressão de chapados e grandes áreas.
O dupla face de qualidade não é barato e ter todas as 3 densidades em casa é um luxo para poucos. Em geral (e de forma errado em minha opinião) as empresas convertedoras compram somente a fita de média densidade e acreditam que resolveram seus problemas. Mas não é bem assim. Existem trabalhos que temos que utilizar fitas de média densidade em 2 dos clichês, de alta em um terceiro e de baixa em outra, ou seja, teríamos em uma mesma impressão (montagem) 3 fitas. Isto permite menor ganho de pontos, controle da cor mais preciso e detalhes mais nítidos e perfeitos. Isso também é controle de qualidade.
Um fato curioso que aconteceu comigo como impressor, um certa ocasião estava fazendo uma impressão de cromia de uma embalagem de feijão em PE e precisava muito baixar o tom do magenta pois estava muito "avermelhada" a imagem (foto). Troquei a fita dupla face de alta-densidade que havia neste clichê (Magenta) por uma de baixa densidade e, como por milagre a cor ficou perfeita sem a necessidade de cortar a tinta no verniz ou trocar o anilox por um mais baixo.
Fica a sugestão, na próxima compra considere ter um rolo de fita de baixa e de alta para ter maior versatilidade no processo e melhor qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...