É muito comum a quem visita uma feira internacional pela primeira vez se assustar com algumas diferença em relação as feiras e eventos realizados no Brasil. Uma das mais intrigantes para o visitante é a cobrança do ingresso (entrada). Sim, feiras setoriais como de artes gráficas Drupa, Labelexpo, etc tem a entrada cobrada, um ingresso do tipo passe que lhe dá direito a entrar na feira por um dia ou por uma pacote de dias.
Mas vamos as comparações entre feiras no Brasil e no exterior.
- Ingresso na entrada - feiras ao redor do mundo possuem um ingresso que é cobrado do visitante. Este ingresso pode ser por um dia ou por um pacote de dias para visitação. O seu preço depende da feira e das promoções do pacote que você escolhe. A Labelexpo em Bruxelas em minha última custava €75,00 para comprar na porta e €50,00 comprando antecipadamente este valor dá direito a visitar todos os dias da feira.
No Brasil a Fiepag por exemplo não é cobrado o ingresso.
Se você é da imprensa (jornalista) ou de alguma revista especializada do setor você poderá solicitar um passe sem custos que também lhe dá direito a visitação da feira. - Horário de funcionamento - ao contrário do Brasil, hora de começar e terminar é respeitado. E não adianta querer ficar no stand de um ou outro fabricante "beliscando" salgadinhos e tomando aquele "choppinho", nada disso, até os expositores são obrigados a terminarem suas atividades. Por isso, não insista em ficar, você estará desrespeitando uma regra e sendo no mínimo inconveniente, os expositores também precisam descansar.
Para evitar isso, programa-se antecipadamente no hotel. Ao adquirir seu ingresso você também recebe o guia da feira com todos os expositores, mapa da feira, endereços, descrição dos produtos, etc. Use-o bem, programa-se, agende seus horários com os expositores e aproveite ao máximo para não ter que refazer um trajeto no outro dia por conta de uma falha em sua programação. - Salgadinhos e bebidas - diferente do Brasil lá, na Europa e EUA por exemplo, não há "mesa farta". Feira é coisa séria, local para trabalhar, vender, fazer negócios, exibir tecnologias e não modelos femininas em roupas apertadas em seus stands (nada contra as modelos ok!). Mas lá não há a fartura e nem tão pouco o hábito de se encostar no balcão do stand próximo a uma "tigela" de amendoins e ficar tomando Chopps a vontade. Se muito, uma água por cordialidade lhe é oferecida. Bebidas e "distrações para a boca" são oferecidas sim aos que fecham negócios, adquirem uma máquina ou equipamento ou mostram real interesse pelo produto ou assunto. Mas as bebidas são limitadas a uma taça de vinho ou uma dose, duas no máximo de um bom Whisky Escocês.
- Fotos e Filmagens - no mundo do selfie fotografar em qualquer lugar e situação parece normal e aceitável. Grande engano! Se você não quiser ser retirado do recinto de exposições e ter sua credencial cancelada é bom perguntar ao expositor se você pode filmar ou tirar uma foto (selfie) junto ao equipamento. Para quem compra isto esta automaticamente liberado, mas para você que é somente um espectador é esperado a educação e polidez de pedir autorização. Eu nunca vi nenhum expositor negar uma foto ou até mesmo uma filmagem após o pedido, mas já vi ele chamar a segurança do stand para impedir a filmagem dos "espertinhos" que já entram com a câmera na mão. Em particular, hoje uma filmagem e fotos ajudam até a vender o produto pois as redes sociais acabam fazendo a campanha publicitária para você baseada nestas imagens. Porém, nenhum fabricante ou prestador de serviços quer ter uma imagem de uma máquina desmontada, com problemas de ajustes ou em manutenção, isso contribui negativamente com a imagem do produto. Por isso peça, dificilmente iram negar.
- Brindes e Souvenir - não há como no Brasil. Como dissemos, feira é local de trabalho e não um buffet de degustação ao som de máquinas trabalhando com brindes de lembrança de sua viagem. Por isso, aqueles objetos e produtos expostos em prateleiras muitas vezes são produtos ilustrativos e demonstrativos da capacidade de máquina ou de produção ou mesmo casos de sucesso e clientes do expositor. Não pegue nada sem ter a certeza que o produto é para distribuição, lembre-se de pedir e saber se pode levar. Eu lembro de uma feira na Europa em que um Brasileiro que estava em nossa caravana entrou em um stand e pegou todos, sim todos os frascos de Shampoo da vitrine (algo entre 8 a 10 unidades) e levou na maior "cara de pau". Ficamos chocados pois o produto era decorativo e o conteúdo dos frascos água!.
Estas foram apenas algumas curiosidade, ou podemos chamar de dicas? Não importa, o importante é que você já esta ciente do que pode e não pode e o quanto é importante para o expositor lá fora a questão de horário e regras.
Um grande abraço a todos e espero vocês em nossa caravana para as ferias em 2015.
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