quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Cilindro anilox.

O cilindro anilox ou rolo entintador (dosador) é uma evolução no processo de controle e distribuição de tintas no sistema flexográfico. Com ele, pode-se manter a uniformidade da película de tinta e assim controlar o volume e carga de tinta com maior precisão.
Ele é fabricado com um eixo de aço na forma de um cilindro e sobre ele há uma camada de material base onde fazemos uma gravação de pequenos alvéolos (pontos em baixo relevo). Esta gravação pode ser feita por processos:
1 - mecânico;
2 - químico;
3 - laser.
No caso da gravação laser uma camada cerâmica é aplicada como material base.
O tamanho da abertura do alvéolo e sua profunidade são responsáveis pela carga e espessura da película de tinta transferida para sobre o clichê.
Há uma relação simples a se lembrar:
1 - quanto maior a abertura do alvéolo, menor será a quantiade de linhas (pontos ou gravações) por área em contra partida maior poderá ser a profunidade de gravação. Isto quer dizer que teremos uma carga maior e uma película mais espessa
2 - quanto menor a abertura do alvéolo, maior será a quantidade de linhas possíveis por área, mas a profundidade de gravação será proporcionalmente menor e com isso a carga e espessura da película diminuem.
Para referência na impressão:
Anilox com maior carga são utilizados em chapados, traços e imagens de dimensões maiores. Anilox de menor carga são utilizados para reproduzir fios, linhas finas, retículas, cromias, textos pequenos.
Como método prático e simples use a relação de 5 para 1 quando necessitar reproduzir uma retícula, exemplo
Lineatura da reticula de 30l/cm (linhas por centímetro) usar um anilox de 150l/cm.
Esta é uma conta simples genérica e que normalmente funciona em quase todos os trabalhos.
Para reproduzir com técnica e qualidade estudos da imagem, volume e lineatura do anilox, tipo de tinta (corte, viscosidade, tipo, temperatura) devem ser levados em consideração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...