domingo, 7 de dezembro de 2014

Entendendo a Flexografia (#2)

Cilindro porta clichês.
O cilindro porta cichês é uma peça fundamental no processo flexográfico. Comparado com outros processos de impressão, o cilindro porta clichês é cambiável, ou seja, pode ser retirado da máquina e mudado de diâmetro (tamanho por assim dizer). É esta mudança que possibilita o repeat (comprimento de impressão) variável da flexo.
Mas na prática o que isto quer dizer?
Quer dizer que para cada comprimento de impressão precisamos de um diâmetro de cilindro porta clichês diferente. Em outras palavras: mudou o tamanho da embalagem, rótulo ou etiqueta a ser reproduzida devemos alterar o diâmetro do cilindro para uma que seja próxima ou compatível. Podemos no entanto trabalhar com os múltiplos dos cilindros como por exemplo um cilindro que tem um repeat de 304mm (perímetro ou comprimento de impressão) pode reproduzir:

  • uma embalagem, etiqueta ou rótulo com a medida de 304,8mm
  • duas imagens no mesmo cilindro de 152,4mm
  • três imagens no mesmo cilindro de 101,6mm
  • quatro imagens no mesmo cilindro de 76,2mm
  • etc...
Porém, não é possível reproduzir com este cilindro uma imagem de por exemplo 306mm ou maior que 304,8mm. Também não é possível reproduzi imagens que não sejam divisões exatas de 304,8mm por um inteiro.
Os cilindros porta clichês podem ser fabricados de aço, alumínio ou outro material composto e podem ter eixo incorporado ou móvel.
Hoje, principalmente em banda larga, existem porta clichês do tipo camisa, que são fabricados de material composto como fibra de carbono e fibra de vidro e são montadas em um eixo expansivo e este em geral já esta fixado na máquina (não é desmontado). A camisa possui inúmeras vantagens entre as quais a leveza (peso), resistência, praticidade e custo a longo prazo.
Abaixo vemos alguns tipos de cilindros porta clichês:
Cilindro porta clichês de eixo incorporado. Este tipo de cilindro esta presente em banda larga e banda estreita
Cilindro porta clichês de eixo móvel. Estes cilindros são muito comuns em banda estreita para produção de rótulos e etiquetas adesivas
Sleeve ou camisa. Este tipo de porta clichês é uma evolução ao sistema de montagem de clichês. Pode ser usado tanto em banda larga quanto em banda estreita.
Camisa com clichê montado sendo colocado em máquina. A leveza e a praticidade permitem que somente um operador realize a tarefa de forma rápida, prática e limpa.

Quer saber mais e ficar por dentro de todas as técnicas de flexografia? Assine o meu canal no Youtube e o Blog.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...