quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Em um dia quente...

Já é sabido que as tintas flexográficas são de base líquida, ou seja, tem maior facilidade de escoamento, baixa viscosidade. Isto faz com que elas "sequem" (o termo correto seria curar), através de 3 (três) condições:

  1. absorção;
  2. evaporação e
  3. oxidação.


Sendo que a evaporação e oxidação sempre vão ocorrer e a absorção depende do substrato a ser utilizado.



A oxidação em tintas flexo é a menor das parcelas no processo de cura, mas esta presente. A evaporação sim, esta é o fato que faz com que a tinta atinga o seu ponto de cura e fixação. Somente quanto todo o solvente da tinta é evaporado a tinta é considerada curada.
Agora imaginem, em um dia de verão no Nordeste, onde você montou sua fábrica, lá por volta do meio dia onde a sombra a temperatura chega aos 40ºC com facilidade, o que acontece com a tinta?
Evapora o solvente! Certamente vocês me diriam.
O menor dos problemas é a evaporação no tinteiro do solvente, pois esse, poderá ser compensado com adição de solvente extra, mas isso é um ciclo vicioso, que vai consumir muito solvente ao longo de uma tiragem. Então o que fazer?
O primeiro passo é adequar a tinta a região onde você trabalha, ao comprar uma tinta, converse com seu fornecedor e dê as características de sua região como:

  • temperatura média no ano - exemplo, no Ceará a temperatura média no litoral é de 35ºC a 40ºC
  • umidade relativa - ainda usando o Ceará como referência média anual no litoral média de 65%
  • substrato a imprimir - se é um PP, BOPP, Papel couchê, Monolúcido, transtérmico, etc.
  • tipo de tratamento superficial do substrato - quando um filme se é corona ou primer
  • Anilox e sistema de entintagem  - sim a lineatura do anilox é importante anilox com lineatura alta precisa de pigmentos mais finos (mais moidos) e maior concentração de pigmentos também e o sistema de entintagem é importante pois há diferenças na aplicação causadas por sistemas encapsulados e por doctor-roll.
  • velocidade média da máquina para o substrato a ser utilizado - não adianta você dizer que sua máquina "corre" a 100m/min (metros por minuto) se na realidade imprimindo BOPP você só conseguira rodar a 50m/min. Por isso seja honesto consigo mesmo, diga a verdade ao fornecedor, vai poupar um monte de dores de cabeça a você mesmo.
Pronto, com estes detalhes o fornecedor já vai fabricar uma tinta muito próxima a sua realidade que vai precisar de pouca ou nenhuma intervenção do operador para rodar.
Mas lembre-se, a troca ou substituição do solvente por outro pode alterar ou mesmo estragar a tinta, use sempre o solvente recomendado pelo fabricante da tinta para não ter surpresas desagradáveis. Muitos fabricantes até fornecem a formulação do solvente mais adequado para você usar e obter um certa economia na compra destes.
Outro ponto importante o uso de retardador de secagem. Quando a temperatura aumenta na sala de impressão, solventes são perdidos por evaporação, tanto no momento antes da impressão quanto no tinteiro. Isso ocorre porque o solvente é volátil e quanto maior a temperatura maior será a taxa de evaporação do mesmo.
O retardador é um solvente que possui uma taxa de evaporação menor, o que permite que a tinta mantenha suas características de fluidez (viscosidade) e o solvente principal por mais tempo.
Por isso, se sua região é quente, e você esta tendo problemas na impressão o uso de retardador poderá ser a solução.

Uma outra dica é aumentar a velocidade da máquina. Mas esta solução poderá solucionar um problema e criar outros. 
Em todas as situações ter os aditivos corretor como: solvente retardador, acelerador, anti-espumante, entre outros é uma prática que facilita o trabalho do operador e aumenta proporcionalmente a qualidade além de diminuir o índice de rejeição na revisão.
CURIOSIDADE: A temperatura não altera somente a secagem ela ainda interfere na viscosidade, tixotropia, aderência e transferência da tinta. Controlar a temperatura na sala de impressão é uma forma de minimizar problemas com a tinta e com substratos já que os papéis também sofrem com o aumento da temperatura e diminuição da umidade relativa do ar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...