quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Led nas artes gráficas

O LED (diodo emissor de luz) é com certeza a "bola da vez". Quase tudo em iluminação hoje é baseada em LED. Faróis de carros, lanternas, lâmpadas residenciais, luzes de natal, televisores, celulares, e uma infinidade de outros produtos.
Mas o que é o led?
O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz ( L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Tal transformação é diferente da encontrada nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, dentre outras. Nos LEDs, a transformação de energia elétrica em luz é feita na matéria, sendo, por isso, chamada de Estado sólido ( Solid State ).
O LED é um componente do tipo bipolar, ou seja, tem um terminal chamado anodo e outro, chamado catodo. Dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica e, consequentemente, a geração ou não de luz.
Agora que sabemos o que é o LED onde ele entra nas artes gráficas.
Em geral, já era um velho conhecido de alguns painéis, as luzes indicativas de ligado ou desligado.
Depois assumiu os monitores tanto nas ilhas de edição (departamentos de arte), sistemas de vídeo inspeção nos monitores e as luzes stroboscópicas foram substituídas por leds com a mesma eficiência.
Nas salas de impressão, as lâmpadas de iluminação (fluorecentes) foram trocadas por lâmpadas de led, menos quentes e de menor consumo. Todos estes avanços e substituições já geram economia no consumo de energia elétrica.
Strobo LED de baixo custo

Mais recentemente temos as curadoras UV que são montadas com LEDs especiais que emitem radiação UV (ultravioleta). A grande vantagem das curadoras UV LED são o baixo consumo de energia, tamanho, não emitem o calor como nas lâmpadas de mercúrio, a vida útil de um UV LED é pelo menos 50 vezes mais que uma lâmpada comum, não poluem como as lâmpadas convencionais (por não conter metal pesado - mercúrio), não geram radiações perigosas.
Já é possível comprar máquinas flexográficas com curadoras UV LED nos EUA e esta tecnologia já esta próxima a nossa realidade. Sendo otimista em pelo menos mais 02 anos teremos nossas máquinas nacionais montadas com UV LED brasileiros.
Curadora UV LED para uso em indústria Gráfica. Este tipo de equipamento pode ser montado em Flexográfica, Offset, serigrafia, etc.
É importante lembrar somente que as tintas para serem utilizadas com curadoras UV LED são um pouco diferentes. Elas possuem características que permitem serem curadas (secas) pela faixa de onda emitida pelo UV LED que é restrita e com pouca variação se comparada com as lâmpadas comuns que emitem todo o tipo e comprimento de onda sendo assim mais abrangente. 
CURIOSIDADE: Os dentistas já utilizam da tecnologia de UV LED para curar resinas em restaurações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...