Em banda estreita (produção de etiquetas e rótulos) e banda larga, o tempo de produção ou horas máquina é baseado na seguinte fórmula:
Tempo máquina = ML / VM
Onde:
- ML = metros lineares de material da produção total;
- VM = velocidade média da máquina em metros minuto.
dados:
ML = 3500
VM = 35m/min
cálculos:
Tempo máquina = 3500 / 35
Tempo máquina = 100 minutos
Tempo máquina em horas = 1h40m
Preparação de máquina, colocação da camisa porta clichê |
Considerações sobre o cálculo:
Este cálculo é muito preciso mas temos que considerar as seguintes variáveis que aumentam o tempo de máquina e devem ser colocados no cálculo:
- Tempo de acerto de máquina - tempo necessário para preparação do equipamento para impressão. Pode variar dependendo da máquina, etapas, dificuldades técnicas, habilidade do operador. Eu costumo considerar em 60 minutos este tempo mínimo por trabalho de serviços de até 4 cores.
- tempo de troca de bobinas - tempo que o operador leva para alimentar a máquina com uma nova bobina para imprimir e retirar a bobina impressa. em média considero esta troca em 5 minutos por eixo, neste caso se o operador trabalha sozinho terá um tempo médio entre trocas de bobinas de 10 minutos (desbobinador e rebobinador).
- Tempo preparação de tintas e abastecimento em máquina - muitas vezes em uma produção precisamos preparar tintas nas cores pantone para concluir um trabalho e abastecer a máquina destas tintas - considero um tempo de 10 minutos por trabalho.
- Tempo de aprovação - tempo necessário para que a equipe de qualidade ou responsável volte com a prova ou amostra de máquina assinada e com autorização para rodar o trabalho - depende de empresa para empresa, há casos que o próprio operador aprova o seu trabalho e isso leva menos que 1 minuto, em outros casos uma equipe é encarregada de avaliar e testar o material (prova) antes da aprovação e pode demorar de 5 até 15 minutos esta aprovação. Há situações que o cliente deve ser localizado para aprovação e nestes casos o tempo pode se estender por horas.
aplicativo Galileo que apresenta todos os cálculos de matéria prima, insumos e tempo de máquina para um trabalho em fase de orçamentos |
Resumindo:
Baseado neste exemplo hipotético que foi mencionado para as variáveis, em um trabalho de 4 cores teríamos, sem considerar a pantone e levando-se em conta que um supervisor assinaria a prova dando OK para rodar o trabalho haveria um acréscimo de:
- 60 minutos para preparar a máquina
- 02 troca de bobina (meu material possui 1500m/l) 10min.
- aprovação 5 minutos
Total produção 100 minutos
Total geral 175 minutos
Total horas = 2h55m
Para o trabalho acima precisaríamos de aproximadamente 3 horas para realizá-lo todo, ou seja, o próximo trabalho deveria ser programado para 3 horas a frente deste, vamos analisar um exemplo (apesar de fazer parte de PCP agora).
Digamos que o trabalho acima que precisa de 3 horas entrou na produção as 09h00 da manhã. O próximo trabalho deve ser programado para ter início a partir das 12h00. Digamos agora que a equipe toda possui intervalo de almoço das 12h00 as 13h00. Neste caso o trabalho deverá ser programado para as 13h00 (devemos considerar a uma hora de almoço e somar na programação).
Mas este assunto de programação de produção vai ficar para um próximo post.
Caso tenham dúvidas ou sugestões não deixem de comentar, participar e expressar suas opiniões.
Podemos auxiliar você nestes assuntos de produção e cálculos, entre em contato e saiba mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário