Nos cursos de mecânica e na faculdade de engenharia aprendemos a fazer cálculos de cargas e resistência de materiais. Aprendemos a dimensionar corretamente rolamentos, polias, cargas e dimensionamento de eixos. Também aprendemos sobre parafusos, a carga suportada, os tipos de roscas e o torque (força de aperto) que ele pode receber para garantir que a peça onde o parafuso esta fique fixada perfeitamente ao longo do trabalho, funcionamento ou uso de uma máquina ou acessório.
Em se tratando de parafusos, existem inúmeros tipos que podem ser apertados ou soltos, não importa, usando diferentes ferramentas próprias. Frisei bem a palavra PRÓPRIAS pois já vi, e não foi só uma vez, operadores e ajudantes apertando parafusos com alicates, com facas, ponta de espátulas, até com martelo e uma pequena talhadeira acreditem, vi muita coisa nestes 25 anos de atuação no mercado gráfico.
Cada parafuso possui a sua chave no tamanho apropriado que permite dar-lhe o torque necessário sem espanar ou estragar a rosca ou a peça onde o parafuso faz pressão para fixação.
Parafusos allen sem cabeça, aqueles muito comuns na fixação de engrenagens em eixos são os maiores vilões no dano aos eixos de cilindros. Isso se deve ao fato da falta de projeto no dimensionamento correto do parafuso e também pelo fato do impressor, acreditando que esta fixando bem a engrenagem, por exemplo, coloca um "caninho" na ponta da chave aumentando a alavanca e assim a força com que o parafuso é fixado, em outras palavras aumenta o torque em muitas vezes, chegando ao ponto de ruptura da chave ou na destruição por completa da rosca da peça, já que o parafuso allen é de aço e sofre menos. Mas o sextavado (parte onde se encaixa o parafuso) fica danificado (espanado) e arredondado, fazendo a chave girar em falso, o que levaria a um novo trabalho na retirada do parafuso e até a perda da rosca, troca de um parafuso de uma medida por outro por conta do dano efetuado - requer intervenção da mecânica para nova furação e rosca.
Estes danos são até baratos, mas e o eixo da peça, como fica?
Muitas vezes um porta clichê custa centenas de reais e seu eixo fica comprometido, marcado, "viciado" em certas posições impedindo ajustes e registro perfeitos e até desalinhamento, sim isso mesmo, desalinhamento da engrenagem (por conta das depressões ou elevações de material causadas pelo excesso de pressão no parafuso).
Muitos impressores, sofrem para retirar posteriormente a engrenagem por conta destes defeitos causados no eixo e para minimizar acabam por lixarem ou passarem a lima no eixo, pronto, mais um efeito danoso para ele, em pouco tempo o eixo estará todo desregulado e com imperfeições em sua circunferência e isso pode refletir na qualidade da impressão.
Mas para todo o mal existe uma cura, ou um remédio que possa minimizar os efeitos danosos de anos de cultura e falta de engenharia nos projetos.
Existem parafusos allen com pontas diferenciadas. Um por exemplo é fabricado com ponta de nylon, outros possuem pontas de Bronze.
Este parafuso, por possuir uma ponta diferenciada, mas maleável, não vai danificar o eixo. O que ocorre na hora do aperto é que esta ponta se deforma no lugar de deformar o eixo. Outro ponto é que a pressão dada e uniforme pois ele acaba por "copiar" a curvatura do eixo no ponto de contato e assim uma maior área de pressão é obtida.
Por uma questão de custos ou por desconhecimento mesmo, muitos fabricantes de máquina não colocam estes parafusos em suas engrenagens e eixos de porta clichês.
Você, no entanto, poderá substituir estes parafusos e assim obter maior vida útil de seu eixos e menos vibrações e falhas na impressão causadas por problemas de fixação inadequada ou ineficiente.
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