quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Dados variáveis e flexografia

 A flexografia, como um processo de impressão gráfica, diria que é um dos processos mais novos que existem. Tipografia tem mais de 500 anos, serigrafia ponha lá mais 2000 anos, off-set ou litografia é bem antiga também. A flexo no entanto remonta a não mais que 150 anos, pelo menos é o que se tem notícia. Isso por conta da vulcanização da borracha que data de 1838 e foi descoberta por Charles Goodyear (1800-1860), que foi a principal forma de impressão flexográfica por muitas décadas, hoje substituídas pelos fotopolímeros.
Já a impressão digital é coisa da segunda metade do século XX e seu uso como coadjuvante aos processos de impressão tradicionais não tem mais do que 40 anos.
Para os hardwares de impressão digital podemos citar:
  • impressoras matriciais;
  • impressoras inkjet;
  • impressoras laser;
  • impressoras por termotransferência;
  • impressoras jato de cera; 
  • e tantas outras.
 A impressora matricial foi a primeira a participar desse mercado de impressos híbridos, onde uma impressão é realizada pelo processo de impressão tradicional (flexo, off-set, etc...) e posteriormente a impressão dos dados variáveis (preenchimento de campos que variam conforme a demanda, como por exemplo, nome, endereço, código de barras, etc.), era feita por estas máquinas.

O grande foco na época eram os formulários contínuos, notas ficais por exemplo onde uma máscara pré-impressa formava o corpo da nota e os dados do contribuinte, cliente, produto e valores por exemplo eram impressas utilizando-se a matricial e um banco de dados através de um software que fazia esta ligação entre hardware impressora e hardware PC (personal Computer).
O próximo sucesso deste mercado de híbridos foram as contas de consumo, como por exemplo contas telefônicas onde uma folha pré-impressa, normalmente em off-set no formato A4 era submetida posteriormente a uma impressora laser e como na matricial um software era responsável por enviar os dados de cada cliente para cada conta de consumo.
Impressora Canon para grandes volumes e impressão frente e verso de dados variáveis em formato A3 alimentado folha uma cor (B&W)
Holerites, taxas públicas, boletos de cobrança e tantos outros fazem uso deste recurso até hoje.
O avanço mais recente (que tem pouco mais de 25 anos) são as contas de consumo via papel térmico utilizando uma bobina pré-impressa que em geral é flexo a uma cor verso e duas a 4 cores frente e posteriormente uma impressora portátil junto ao operador de leitura faz a introdução dos dados via scanner ou manualmente e a conta é impressa em tempo real. Este tipo de conta de consumo pode ser vista nas contas de energia de muitos estados como ES e nas contas de consumo de água em quase todos os municípios brasileiros.
Cabeça de impressão inkjet para trabalhar em conjunto com impressoras flexo. Este equipamento é montado diretamente entre estações de impressão e/ou antes ou depois das estações de corte.
E não ficamos parados em contas de consumos vejam outros exemplos de híbridos:
  • passagens aéreas - impresso no verso de um papel térmico por off-set ou flexo em até 4cores;
  • passagens de ônibus intermunicipais ou interestaduais - seguem o mesmo exemplo das passagens de avião;
  • ingressos de shows e eventos;
  • tickets de bagagem - impressos em flexo geralmente 1x4 e mais DV (numeração sequencial);
  • tags ou etiquetas de gôndolas de supermercados - em papel couchê (cartão couchê) ou couchê térmico impressos em flexo;
  • as próprias etiquetas de automação comercial em papel térmico;
  • Etiquetas de logística em couchê;
  • Etiquetas de farmácias de manipulação;
  • etiquetas de validação e autenticidade;
  • e tantos outros exemplos.
Notaram quantas são as possibilidades e como a cada dia mais podemos ver impressões digitais trabalhando com impressos tradicionais?
Por este motivo claro é importante que as empresas produtoras de etiquetas, rótulos e impressos comecem a se especializar e procurar mais e mais estar acompanhando estas novas tecnologias tanto de hardware como de software para não ficarem para traz neste mercado cada dia mais informatizado.



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