sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Como calcular a metragem do substrato para etiquetas e rótulos

Muitos me perguntam como faço tão rapidamente os cálculos de metragem para consumo de matéria prima e fabricação de rótulos e etiquetas. Tanto a quantidade de metros quadrados necessários para uma produção quanto os metros lineares são resultados de uma fórmula bem simples que vou ensinar agora.
Por outro lado, já publiquei aqui no blog uma matéria sobre um aplicativo que desenvolvi e este faz os cálculos de metros lineares e quadrados de forma fácil, precisa e rápida.
Mas vamos lá:
Para se saber a metragem quadrada de material necessário para uma produção de rótulos ou etiquetas precisamos de pelo menos 3 informações:
  1. largura da etiqueta ou rótulo;
  2. comprimento da etiqueta;
  3. quantidade total de etiquetas.
Neste momento não precisamos saber detalhes de quantas pistas (carreiras) o cliente deseja ou qual será o espaço de esqueleto lateral, vamos somente usar os padrões de mercado. Caso você tenha alguma necessidade ou exigência especial onde estes valores terão que ser diferentes destes padrões de mercado basta substituí-los e o resultado será muito preciso.

Passemos a fórmula:

metros quadrados ={ [(L+ 4)/1000] *[(H + 3) /1000] }* qt
onde:
  • L = largura em milímetros
  • H = altura em milímetros
  • 4 = esqueleto de 2mm para cada lateral da etiqueta (caso sua etiqueta tenha outra exigência colocar aqui este valor)
  • 3 = esqueleto altura de 3mm - caso sua etiqueta tenha outra exigência ou padrão colocar o valor aqui
  • /1000 = divisão por mil, transforma a unidade de milímetro em metros
  • * = simboliza o sinal de multiplicação
  • qt = quantidade total de etiquetas em unidades.
 Pronto, usando esta fórmula, independente da montagem lateral ou quantidade de unidades por rolinhos o resultado apresentado será a quantidade total de material usado para produção de todo o produto na medida e quantidade informada. Mas é importante lembrar que existe a "quebra". A quebra é a quantidade de material a mais que colocamos para poder compensar as perdas no processo de fabricação.
Imagem do aplicativo desenvolvido para calcular a metragem linear, metros quadrados e mapa de corte em bobinas jumbo de 1000mm largura.
Uma etiqueta branca, em papel couchê por exemplo e medida 40x40mm poderá ter uma quebra de 2% total independente da quantidade a produzir. Já uma etiqueta impressa de 100x150mm impressa a quatro cores e com um total de 15000 etiquetas deve ser calculada uma quebra que, dependendo do equipamento, habilidade do impressor, recursos que se tenha poderá variar entre 5% até 25%. Já vi casos em que a tiragem era muito pequena (algo em torno de 3000 rótulos em bopp) e a quebra foi de 110% em relação ao material utilizado, ou seja, usou-se a mesma quantidade de material e mais um pouco para poder obter os 3000 rótulos desejados.

Agora vamos a fórmula dos metros lineares que também é muito fácil:

Metros lineares = {[(H+3)/1000]*qt}/mt

onde:
  • H é a altura em milímetros
  • 3 é o esqueleto na altura médio - caso sua etiqueta tenha outra exigência ou padrão colocar o valor aqui
  • /1000 - divisão por 1000 para transformar milímetros em metros
  • * - símbolo de multiplicação
  • /mt - dividir o total pela montagem lateral - caso seja = a 1 (uma montagem) não é necessário dividir, caso contrário (ex. 2 ou mais) divida por esta montagem.
 Pronto, mais esta fórmula simples e você achou a metragem linear necessária para realizar o trabalho. E sabendo a metragem linear e dividindo esta metragem pela velocidade da máquina em metros lineares (por exemplo 30 metros minuto) saberá a velocidade média necessária para produzir o trabalho.

Espero que estas dicas tenham ajudado você a compreender melhor como são feitos os cálculos de metragem de matéria prima para rótulos e etiquetas.

Caso tenham dúvidas, entrem em contato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...