terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Como sobreviver no mercado com os custos de produção pela hora da morte?

Meus amigos esta semana me perguntaram "Como sobreviver no mercado com os custos de produção pela hora da morte?".
Sou muito direto em minhas abordagens e respondi: "Eis a pergunta que vale US$ 1 milhão!".
Claro, sem ser irônico ou descrente com a atual política comercial e financeira em que estamos no momento a resposta a esta pergunta com toda a certeza trará melhores resultados para a empresa que souber ela.
Mas algumas práticas são fundamentais neste momento para conseguir manter-se "vivo", pelo menos por enquanto!

  1. comprar bem - hoje não se consegue repassar preços do aumento dos insumos para os clientes, por este motivo se você consegue comprar bem ou ainda consegue prazos melhores de pagamento e juros mais baixos poderá manter o seu preço atual ou elevar o seu preço o mínimo possível;
  2. desperdiçar menos - em tempos de crise quanto menos se perde mais se lucra (ou menos se gasta por assim dizer). Perdas são intoleráveis e devem ser evitadas ao máximo;
  3. eficiência - quanto mais eficiente você for mais facilmente realizará uma tarefa e consequentemente mais rápido também. Menos tempo de produção menos custos;
  4. expertise ou conhecimento do negócio e produto - entra em conjunto com a eficiência. Quanto mais você conheça seu segmento ou produto mais eficiente e produtivo você se torna e assim menos perdas, mais ágil também será;
  5. logística na entrega e no atendimento ao cliente - sim, um bom mapa de logística de entrega e também de visitas e atendimento ao cliente permite economizar bastante combustível e horas perdidas em transito, recepção dos clientes e com "portas fechadas".
Estas 5 dicas permitem que você seja mais eficiente no seu negócio e no desenvolvimento de seu produto sem ter que elevar os custos para o cliente neste momento.
A compra é fundamental, qualquer insumo que tenha algum aumento deve sempre ser analisado e observada a possibilidade de substituição deste por outro similar de mesma característica e
Não compre gato por lebre!
desempenho. Vejam que coloquei SIMILAR DE MESMA CARACTERÍSTICA E DESEMPENHO, não é trocar um produto que atende o cliente por outro que nem se quer passaria pela avaliação visual da equipe de recebimento, o cliente não é bobo e valoriza o dinheiro que investe em seus suprimentos e produtos.
No item desperdiçar menos é aquela velha história de não gastar sem necessidade, não utilizar material nobre e virgem para acertos de máquinas (use sempre um material mais barato para acerto e somente quando estiver com a máquina reguladinha coloque o material para a prova final).

Sempre que puder recicle. As caixas de papelão que você recebe, os tubetes das bobinas jumbo e até os pallets de madeira sempre há compradores para eles e sua venda gera uma receita extra para a empresa.
Revestir cilindros de borracha (desde que os eixos assim permitirem) sempre fica mais barato que comprar cilindros novos. Produtos de limpeza de marcas menos tradicionais, desde que possuam o desempenho que você espera,  são mais baratos que as marcas famosas.
Flexibilizar horários para que as equipes se revezem na hora do almoço geram economia de energia elétrica e aumentam a produtividade em até 10% a mais ao dia.
E tantas outras dicas que poderíamos aqui citar e vocês ficariam impressionados como se pode economizar até 15% ao mês com elas.
Para saber mais mais sobre este e outros assuntos entrem em contato.
Também participem sugerindo matérias ou dando sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...