"Esta máquina imprime BOPP?"
E tantas outras perguntas são feitas aos expositores de um equipamento em feira ou mesmo por telefone no momento de pedir uma cotação.
Em todos estes mais de 30 anos no mercado gráfico e pelo menos 25 em flexografia poucas vezes vi um cliente ou convertedor preocupado com o projeto da máquina, com seu tamanho (comprimento e altura por exemplo) para ver se caberia em seu galpão, com o consumo em kW (quilowatt) para avaliar a necessidade de alterar seu contrato de fornecimento de energia ou se seu transformador suporta a demanda e tantas outras perguntas importantes para a avaliação correta se o equipamento realmente atende a sua necessidade técnica e de desenvolvimento e também se esta máquina enquadra-se no seu dimensionamento ou perspectivas de crescimento e investimento futuro.
A preocupação sempre foi "Quanto custa?".problema não é o preço inicial pago pelo equipamento e sim o custo que ele nos dará depois. São tantas "dores de cabeça" por conta de não se fazer as perguntas certas e não ter as orientações de um consultor no momento da compra.
Como uma criança faminta que entra no supermercado com a mãe e vai direto para o setor de guloseimas e acaba comprando por impulso o primeiro chocolate que encontra a altura de sua mão, o convertedor age de mesma forma, acaba por comprar por impulso no primeiro stand ou fornecedor que entra.
Não querendo ser crítico ou assumir que não se deve descontrair em uma feira ou evento do setor vou expor o que muitas vezes observei. Já presenciei e não foi só uma vez, convertedores comprando máquinas após 5 ou 6 doses de Uísque e depois se arrependeram ou acabaram por reclamar do fornecedor ou do equipamento que não atende a necessidade ou veio faltando este ou aquele acessório.
Será que ele comprou mesmo os acessórios? Será que naquele momento era hora certa de fechar um negócio importante ou o equipamento certo a se comprar, afinal 6 doses podem interferir em sua avaliação da realidade.
Contratar um consultor para que este visite uma feira ou fabricante de máquina junto com o comprador, diretor, dono ou proprietário é fundamental para que se faça a escolha certa do equipamento, acessórios e opcionais para se produzir o que desejamos.
Nem sempre o "preço" será o fator decisivo, mas o valor apresentado será referente a um equipamento que atende o que realmente se espera, sem dispositivos futuristas inúteis e sem valor em nossa empresa.
Uma empresa a alguns anos comprou um sistema de serigrafia rotativa para sua modular, coisa de US$50 mil. Quatro meses depois estava "leiloando" o mesmo equipamento serigráfico pois não havia demanda nem se quer haviam realizado um único orçamento para rótulos com serigrafia.
Hoje no entanto, passados 13 anos da compra da modular, esta mesma empresa arrependeu-se da venda deste acessório de serigrafia.
Mas entendam que este é um caso isolado e passaram-se 13 anos para que o acessório fosse considerado importante. Treze anos e US$ 50 mil investidos rendem muito mais que um equipamento parado e sendo deteriorado pelo tempo em nossa prateleira.
Todos estes fatores devem ser bem analisados pelo consultor e relatados na forma de um relatório detalhado dos prós e contras para o cliente, avaliando o projeto e estrutura da máquina, os acessórios, sua robustez, seu consumo de energia, facilidade de acerto e ajustes, peças de reposição, suporte pós venda, suporte à manutenção da máquina e tantos outros pequenos fatores que acabam por influência no futuro a produção e produtividade da máquina.
Eu mesmo já acompanhei não só aqui no Brasil mas também dei meus conselhos para importação de máquinas vindas dos EUA e Europa para diversas empresas e com muito sucesso. Diria que das configurações e indicações que forneci em meus relatórios, os equipamentos adquiridos estão utilizando em média 95% de tudo que foi configurado (alguns acessórios são de uso regular e/ou especiais por isso não chegamos a 100%).
Avaliar o projeto da máquina é fundamental para saber se ela atende ou não a necessidade que temos de produção. |
Equipamento Flexográfico Para impressão de embalagens flexíveis, banda larga - pode imprimir também papéis para embalagem por exemplo papéis de presente. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário