Vamos em poucas linhas tentar ao longo de algumas postagens esclarecer alguns termos técnicos usados no segmento flexográfico e de artes gráficas.
PIGMENTO:
Um pigmento é um material que muda a cor da luz transmitida ou refletida como resultado de uma absorção seletiva num dado comprimento de onda.
Muitos materiais absorvem seletivamente certos comprimentos de onda da luz. Os materiais que foram escolhidos e desenvolvidos para serem usados como pigmentos possuem propriedades especiais que os tornam ideais para colorirem outros materiais.
Um pigmento deve possuir uma resistência de tingimento de alta relativamente aos materiais que tinge. Tem de ser estável na sua forma sólida à temperatura ambiente.
Em aplicações industriais, bem como nas artes, permanência e estabilidade são propriedades desejáveis. Os pigmentos que não são permanentes são chamados pigmentos não permanentes. Estes pigmentos desaparecem com o tempo, ou com a exposição à luz solar, ou seja tem pouca resistência a luz. Enquanto alguns perdem brilho e cor, outros escurecem.
Os pigmentos são usados para dar cor a:
- tintas;
- plásticos;
- tecidos;
- cosméticos (sim aquelas pinturas usadas pela mulheres possuem pigmentos)
- comida, entre outros materiais.
O mercado mundial de pigmentos (inorgânicos, orgânicos e especiais) teve uma produção de 7,4 milhões de toneladas e um valor de 17600 milhões de dólares em 2006. Em 2009 o seu valor atingiu os 20.6 mil milhões de Dólares e as previsões prognosticam um valor global de 24.5 mil milhões de Dólares em 2015 e 27.5 mil milhões de dólares em 2018.
Bibliografia: wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário