sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Eixos pneumáticos também precisam de manutenção

Você sabia que o mandril pneumático também precisa de manutenção?
Sim, mas poucos fazem a manutenção nos mandris pneumáticos (ou eixos rebobinador e desbobinador).
Esta manutenção é necessária quando há vazamentos e ao passar dos anos, mesmo sem vazamento os o'rings (anéis de vedação de borracha) devem ser substituídos por outros novos.
Esta substituição é necessária devido ao ressecamento dos anéis pelo tempo ou por contato com óleo inapropriado no sistema de alimentação do ar acabam por danificarem o anel e assim vazamentos ocorrem.
Diversos O'Ring ou anéis de vedação, os maiores usados no corpo do eixo o menor na válvula

São relativamente baratos, fáceis de trocar e o próprio fabricante do eixo (mandril) vende kits de reparo. A Troca de todos os reparos de um eixo de uma máquina 250mm por exemplo não leva mais que 20 minutos (entre desmontar, trocar e remontar).
Já em máquinas banda larga pode demorar um pouco mais devido ao tamanho dos eixos e seu peso, mas nada que em 60 minutos máximo não seja resolvido.
Troque os retentores e anéis de vedação ao menos a cada 18 meses e sempre que houver vazamentos. E não esqueça, use filtros na linha de ar e o óleo correto para sistemas pneumáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...