quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Quer vender mais?

Não há dúvidas que para esta pergunta a resposta de 10 entre 10 empresas ou profissionais de vendas será SIM!
Mas como vender mais? Como trazer mais pedidos para nossas empresas? Como conquistar mais clientes?
São perguntas que não calam e todos os dias acabam por atormentar os profissionais desta área.
Foi em vendas que encontrei um sentido para tudo que fazemos. Por exemplo, não adianta fabricar uma máquina excelente que produz rótulos de qualidade com velocidade e muito bem rebobinadas se não há comprador para ela ou para as etiquetas que ela produz. E como localizar estes compradores? Esta é a tarefa do vendedor, localizar compradores em potencial e transformá-los em clientes.
Estudando o mercado, atuando diretamente em vendas de equipamentos e de produtos acabados que eu acabei por achar algumas respostas interessantes para as perguntas acima descritas.
Vamos a algumas dicas:

  1. Evite "meter os pés pelas mãos" - agir por impulso, fazer leilão de preços ou reduções absurdas do valor de seu produto sem um estudo do cliente ou sem a adoção de uma estratégia pode trazer resultados ruins. Pense, estude, crie um roteiro para poder abordar o cliente;
  2. Deixe sua empresa "tinindo" - se você não possui boa gestão de seus recursos, do seu pessoal e de suas ferramentas acabará por comprometer os resultados de vendas. Não se pode improvisar com o cliente. Treinamento e conhecimento são fundamentais e uma boa gestão de seu negócio é no mínimo necessária para manter as "portas abertas", por isso contrate profissionais para cada área específica ou o serviço de um consultor.
  3. Diferencial é tudo no momento em que vivemos - o sucesso de seu negócio pode estar no diferencial aliados a preço ou qualidade. Você deve apostar nos diferenciais, por exemplo: prazo de entregas, embalagens especiais que mantem a integridade do produto, sistema de rastreamento de pedidos, etc. Mas lembre-se que você deve entender o que o seu cliente quer. Entendendo o que o cliente quer você pode criar o diferencial para este público.
  4. Entender o cliente - sem dúvida fica muito mais fácil ofertar um produto depois que conversamos com o cliente e entendemos sua necessidade. Preço, qualidade, prazo de entrega, dificuldades técnicas e tantos outros fatores devem estar bem compreendidos pelo vendedor. Entender como funciona a empresa do cliente e sua logística ajuda a compor as demandas e criar elos na cadeia de fornecimento e inclusive prever próximas compras.
Estas são apenas algumas dicas que achei importantes para os novos vendedores: sem atropelos com uma retaguarda que esteja organizada e tenha diferencial e entendendo as necessidades do cliente o vendedor terá grandes chances de vender mais, chegar com mais pedidos e conquistar mais clientes.
Você pode entrar em contato comigo. Tenho convicção que muitas de minhas técnicas e conceitos valorizaram sua ideia de venda técnica, diferenciada com bastante enfase ao cliente, agregando valor e qualidade aos seus produtos.
Em minhas consultorias e palestras para profissionais englobo teorias e práticas baseados em know how e com conhecimentos tanto da indústria e produção (sei o que e como é feito) quanto da parte comercial (prospecção, negociação e vendas).





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