segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Etiquetas que devem durar!

Quando fabricamos qualquer produto temos em mente que ele terá uma vida útil. Todos os produtos possuem este "tempo" de vida e durante este tempo queremos que os produtos funcionem ou cumpram o que foi determinado na sua concepção. Por exemplo, uma caneta tem sua vida útil estabelecida pela tinta em seu reservatório, quando esta tinta acaba a caneta perde sua funcionalidade para escrita.
Alguns produtos no entanto precisam que suas identificações e indicações de seu uso ou códigos de reposição, número serial e até a marca do fabricante ou do modelo fiquem indelével (não possam ser apagados).
A estes produtos chamamos de BENS DURÁVEIS ou duradouros. Estes produtos são bens tangíveis que só se deterioram ou perdem sua utilidade com o uso persistente ou a longo prazo (período de tempo). Portanto, esta categoria de produtos abrange tanto os bens de consumo duradouros como automóveis, televisores, máquinas de lavar roupa, telefones celulares, etc e também os bens de capital.
Através desta descrição acabamos por descobrir um nicho de mercado promissor e de valor agregado alto.

Uma etiqueta para identificar ou indicar a tensão de um aparelho eletrodoméstico deve durar tanto quanto o produto além de oferecer uma resistência muito grande a sua remoção já que é um fator importante para o produto, sem a etiqueta ficaria confuso para o usuário pois não haveria indicações de qual a tensão ele deveria ligar levando a possíveis erros e até a perda do aparelho.
Olhando por este prisma teremos que compor uma etiqueta que tenha uma tinta que seja resistente as intempéries, resistente a luz por longos períodos de tempo e não pode ser solúvel com produtos de limpeza ou água. O adesivo deve ser forte o suficiente para não ser removido com facilidade do local de aplicação e o substrato deve permitir resistência suficiente a todos os efeitos de atrito, tentativa de remoção e tipos de solventes específicos assim como a água. Só estes fatores técnicos já agregam valor ao produto e por serem eletivos poucas empresas convertedoras são capazes de reproduzir estas etiquetas seguindo critérios técnicos e exigências do setores de engenharia e marketing dos clientes.
Estes são os motivos de seu valor ser bem mais alto. A exclusividade, a competência e a expertise (know how) que deve-se ter para fabricar estas etiquetas são fatores que são valorizados pelos clientes e eles pagam mais por isso. Ninguém quer que a etiqueta que identifica a bateria de um celular "X" se desprenda durante a recarga e muito menos a numeração sequencial ou Serial de um determinado equipamento se perca ao longo dos anos criando situações de conflito na hora de exigir uma assistência técnica de um determinado televisor após um raio atingir a rede elétrica em um dia chuvoso.
Investir na fabricação de etiquetas de bens duráveis é um bom caminho para quem pretende ter um lucro maior ou liquidez melhor na venda de etiquetas adesivas.
Mas lembre-se que por ser eletivo este tipo de segmento você deve ter uma boa estrutura e equipamentos, uma apresentação excelente tanto sua (pessoal de vendas) quanto dos produtos que se propõe fabricar são fundamentais. Ainda outra dica, são vendas técnicas, você precisa conhecer muito seu produto, como ele é feito e se comporta após aplicado, deve ter em mente que são vendas demoradas, com muitas idas e vindas ao cliente, visitas dele a sua empresa, avaliações e documentação para lá e para cá até a hora que o cliente esteja trabalhando conosco. Mas todos estes esforços valem a pena após o prospect se tornar cliente.
Quer saber mais sobre bens duráveis, etiquetas especiais e vendas técnicas? Entre em contato comigo e terei prazer em apresentar um plano de treinamento valorizando sua equipe e produtos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...