segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Para que serve uma troqueladora?

Troqueladora é uma máquina gráfica para produção de etiquetas sem impressão. É uma máquina relativamente simples, rotativa, que usa facas de aço gravadas no formato cilíndrico em sua grande parte. Há também, não tão raro e muito comum no mercado de pequenas tiragens troqueladoras que utilizam-se de facas planas, essas similares as de corte e vinco montadas em bases de madeira e com laminas dobradas. Estas troqueladoras planas são normalmente chamadas de máquinas de batida ou só de troqueladoras planas mesmo. As planas são de grande parte importadas mas, há uma fabricante nacional que possui um modelo que atende muitos dos pequenos e até médios fabricantes com tiragens bem atraentes.

Já as rotativas são grande maioria nacionais e indicadas para tiragens maiores devido a sua velocidade, nada impede no entanto de se produzir tiragens pequenas, desde que a faca (ferramenta que proporciona o corte) seja ou esteja paga pelo cliente ou pela amortização feita no rateio de vários clientes que utilizam-se do mesmo formato.
troqueladora de fabricação nacional e baixo custo, possui duas estações de corte e um rebobinador
Uma troqueladora rotativa pode ser adquirida no mercado nacional a partir de uns R$20.000,00 já uma troqueladora de batida por volta de uns R$70.000,00.
troqueladora plana importada com repasse (permite cortar produtos pré-impressos)
As vantagens das troqueladoras rotativas é a facilidade e rapidez no acerto de corte e a velocidade de produção e durabilidade da faca. Já as vantagens da troqueladora de batida é o custo do ferramental que é em geral 10 vezes menos que uma ferramenta de corte rotativa de mesmo desenho utilizado em troqueladoras rotativas. Outra vantagem é a possibilidade de poder cortar um material pré-impresso utilizando-se de marcas de foto-célula ou até da própria impressão. Isto particularmente é importante quando temos tiragens de impressão muito baixas (menos do que 5000 etiquetas por exemplo) e ou custo da faca que inviabilizaria a sua fabricação. Então, imprimisse em flexografia e corta-se posteriormente na troqueladora plana.
Gostou de saber a utilidade e as diferenças entre troqueladoras planas e rotativas? Quer saber mais, precisa de uma consultoria ou um estudo de viabilidade para investir em um novo produtos, serviço ou equipamento em sua indústria gráfica? Quer treinar e capacitar seus colaboradores de venda ou produção para atender com mais eficiência, economia e qualidade seus clientes?
Entre em contato através de meu email flexonews.br@gmail.com.
Soluções para seu negócio? Consulte sempre um especialista que tenha experiência e conheça o mercado, produto e as técnicas do processo gráfico.
Quer um consultor para sua empresa? flexonews.br@gmail.com


2 comentários:

  1. Faca de troqueladora rotativa faz apenas o corte ou consegue fazer VINCO também se a ferramenta for desenvolvida para cortar e vincar???

    OBRIGADO PELA RESPOSTA!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, a Light Print http://lightprint.com.br/ também utiliza essa máquina na empresa, mas é a rotativa.

    ResponderExcluir

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...