sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Melhorando meu curriculum

Existem dois tipos principais de profissionais:
  1. os que procuram emprego;
  2. os que as empresas procuram.
Os que procuram emprego são geralmente aqueles que acabam enviando curriculum de um lado para o outro. E em tempos de crise acabam por encontrar portas fechadas em quase todas as suas tentativas.
Hoje, para este tipo de profissional a coisa fica ainda pior, atualmente não há mais o encontro entre o candidato e o empregador não tem mais o olho no olho, a entrevista ao vivo e a oportunidade de entregar pessoalmente seu curriculum para o pessoal do DP (departamento pessoal, hoje chamado RH - recursos humanos). Tudo é virtual, o contato, a entrevista, o envio do curriculum. Com isso perde-se, na minha opinião, o foco da prática e no real conhecimento do candidato sobre o assunto, máquina ou produto.
O outro profissional é aquele que geralmente esta empregado ou cuidando de alguma atividade paralela a da sua profissão. Ele é procurado por um Headhunter (caçador de talentos em tradução livre). Este profissional é contatado pelo profissional de busca de talentos e um emprego ou oportunidade e oferecida para ele.


A diferença do quem busca para quem é buscado é o valor. Normalmente quem busca tem um valor mais baixo, trabalha por salários e tem uma longa trajetória até obter o sucesso. Já quem é buscado normalmente tem um salário maior, trabalha por comissões e lucros obtidos, é bem relacionado com clientes e fornecedores, possui conhecimento amplo do negócio, mercado e sabe se posicionar em uma negociação.
Então, o que fazer para melhorar seu curriculum e entrar nesta faixa de profissionais que ganham mais:
Vamos dar a vocês 7 dicas:
  1. estude, pesquise, se especialize-se - sem conhecimento amplo de sua área e produto, sem conhecer o mercado que você atua ou faz parte seu crescimento se torna limitado;
  2. pratique o network - relacionamento, não seja tímido. Invista em cartões de visita com seu nome, telefone e outras formas de contato como email, blog, página pessoal, etc., e distribua sempre que puder em eventos, feiras e encontros;

  3. assine revistas especializadas de sua área - ou pelo menos a cada 2 ou 3 meses compre uma em bancas de jornal ou pelo site. Ter em mãos dados recentes e atualizados sobre seu setor e negócio é fundamental. Estar ligado nas fusões, dissoluções e crescimento dos principais clientes e fornecedores é um ponto forte para o candidato;
  4. Agenda e nomes - tenha sempre em mãos a sua agenda e os nomes das pessoas mais importantes na sua formação profissional, com o nome das pessoas de sua inspiração e no fornecimento primário de seus insumos e soluções. Um profissional agendado e bem relacionado com seus fornecedores, clientes e tutores é muito bem visto pelas empresas contratantes;
  5. Feiras e Eventos - participe de feiras e eventos de sua área e áreas ligadas a sua. É um excelente local para atualizar seu curriculum, para conhecer pessoas e conhecer novidades do setor.
  6. Pratique a cordialidade - ser gentil e ter postura é fundamental para quem quer marcar presença em um primeiro encontro. Não se esqueça da pontualidade, o tempo das outras pessoas tem um preço e o preço pode ser a negação do cargo a você.
  7. Respeite seu antigo empregador - por mais que você tenha sido sacaneado, usado, pisoteado não fale mal de seu antigo empregador. Diga ou escreva em seu curriculum somente coisas que possam ser usadas para avaliar seu potencial, seu conhecimento e suas atitudes como profissional e como você lidou com as dificuldades. Detalhes da falta de profissionalismo de um chefe ou aqueles constantes atrasos no pagamento de seu salário e comissões podem ser interpretados como fofoca e o que você não quer neste momento é ser visto como um leva e traz ou lavadeira (termo dito popular brasileiro para uma pessoa fofoqueira).
Espero que estas dicas ajudem a você melhorar seu curriculum e assim conseguir uma recolocação mais rápida e que lhe agrade. Mais uma dica: Fazer o que gosta é fundamental para a satisfação pessoal. Em geral pessoas que fazem o que gostam acabam ganhando mais pelo simples fato de fazerem com amor, carinho, vontade, qualidade e de forma completa. Quem faz o que gosta completa o trabalho não deixa pela metade. Outro ponto a avaliar, quem deixa muitas tarefas pela metade, sem terminar pode ser considerado uma pessoa infeliz no que faz, pensem nisso.
Mais dicas e informações aqui no blog.
Para contratar os serviços de consultoria de Robson Simões: nurv@nurv.xyz.


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