quinta-feira, 15 de junho de 2017

Gama expandida


Em artes gráficas para se reproduzir uma cor utilizamos uma tinta. Se precisamos reproduzir uma foto ou imagem, usamos mais de uma cor (tinta) que são as tintas das cores básicas (síntese subtrativa) a saber são Cyan, Magenta, Amarelo (Yellow) e Preto (black) também chamado de CMYK.
Para se fazer as variações de cores, decompomos as imagens em pontos chamados retículas e estas se sobrepões e se dispõe ao redor uns dos outros criando uma universo de cores aos olhos do observador. A qualidade da imagem, das cores simuladas por assim dizer esta diretamente ligado ao brilho e brancura do substrato, tamanho da retícula utilizada, qualidade da tinta, distância do observador do impresso (campo de visão) e luz que incide sobre o impresso.
Mas algumas cores são sólidas, ou seja, precisam de composições de tintas que não estão disponíveis no CMYK e para suprir isso foi criado a Pantone.
Pantone nada mais é que uma tabela normatizada que possui inúmeras formulações padrão para conseguir cores baseado em misturas de tintas puras. Ao ser impressas, não precisando da somatória e disposição das retículas consegue-se o resultado esperado.
A gama expandida é justamente a somatória do CMYK com mais 3 cores padrão chamadas secundárias que são Orange (laranja) Vilet (violeta ou purpura para alguns) e Green (verde). Estas cores somadas ao CMYK na forma de retículas sobrepostas e justapostas permite, segundo os estudos e testes, reproduzir todas as cores da pantone, sem a necessidade de misturar tinta no balde.
O que isso representa:
  1. menor quantidade de tintas no estoque;
  2. maior flexibilidade na criação pelo designer;
  3. menos e menor setup de máquina e lavagens de tinteiros;
  4. aumento de produtividade;
  5. maior gama de reprodução de cores.
Qualquer máquina pode se beneficiar do uso de gama expandida?
Bom ai que vem algumas questões técnicas.
Para usar a gama expandida você precisa de uma seleção de cores diferente, onde as cores complementares serão incorporadas ao já CMYK. Isto representa um aumento de mais 3 clichês ou chapas. Isso também quer dizer que sua máquina tem que ter no mínimo 7 cores de impressão, 7 jogos de cilindros porta clichês no caso da flexo, 7 jogos de anilox compatíveis com as seleções de cores no caso de convencional e flexo, tintas Orange, Green e Violet não tente fazer o verde e o laranja misturando Cyan e Amarelo para o verde e Magenta ou Warm Red com amarelo para o laranja que não dá certo.
E os resultados?
Os resultados são surpreendentes mesmo. Se você trabalha com rótulos e embalagens eu diria que em 75% a 80% dos casos a gama expandida pode ser a solução.
Por outro lado, lembro que há clientes exigentes que necessitam ou exigem que a tinta tenha uma cobertura superior ou seja um chapado 100% ai o uso da gama expandida pode não ser tão promissora e então teremos que aplicar o pantone (mistura de tinta) para aquela área específica da impressão.
Tambor central também imprime gama expandida?
Sim, tanto banda larga quanto estreita, mas tem que ter ao menos 7 grupos impressores como mencionado acima. Modulares (no caso de banda estreita) são mais flexíveis e promissoras ao sucesso da impressão de impressos por seleção de cores de gama expandida.
Não se esqueça, o blog agora tem matérias mais curtas, fáceis de ler e compreender e precisa de seu apoio para continuar. O botãozinho lá embaixo garante e mantém estas matérias e toda a estrutura do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...