Antes de falar do
tema título desta matéria gostaria de esclarecer alguns pontos
sobre o blog passado e sobre a nova postura que adotei.
A partir desta
matéria teremos uma redução considerável de linhas e imagens
utilizadas para ilustrar as matérias devido ao tempo e custos que
estas estão nos impondo.
Como mencionei no
Post passado falei sobre a dificuldade de postar matérias técnicas
com conteúdo e probidade. Escrever tem um custo de tempo, energia
(bioquímica, cinética, elétrica, etc), despesas com internet e
documentação de pesquisa que muitas devem ser compradas, não se
acha tudo de “graça” na internet ao contrário do que muitos
pensam. Estes custos, apesar da satisfação que tenho em escrever e
divulgar conhecimento estão ficando cada dia mas predatórios e
desanimando um pouco pela falta de reconhecimento. Reconhecimento
este que pode ser visto com a venda de meus produtos já
desenvolvidos, softwares e pela contratação de meus serviços de
consultor e técnico do setor. Por este motivo, deixei no fim da
matéria um botãozinho com o link para o PAGSEGURO, onde se você
quiser poderá fazer uma pequena colaboração para que o blog se
mantenha sempre atualizado e com matérias importantes e úteis para
o empresário, impressor, profissional ou entusiasta das artes
gráficas. Agradeço imensamente a todos que estão confiantes neste
canal e estão colaborando.
O que é qualidade
Sem nos prendermos a
normas e cartilhas qualidade é um conceito subjetivo, ou seja é o
modo de ser, é a propriedade de qualificar um serviço, objeto,
pessoa, ser, etc.
A qualidade esta
relacionada a percepção de cada um, por isso é subjetiva, a
diversos fatores como a cultura, o produto, o serviço prestado e até
a sua condição de instrução. As necessidades e expectativas
influenciam diretamente nesta definição.
Além disso a
qualidade pode ser de dois tipos principais:
Mas a qualidade
depende, além destes atributos subjetivos, de recursos materiais
como por exemplo matéria-prima e maquinário de beneficiamento ou
transformação, consumíveis (gasolina, tinta, substrato, energia,
etc.) entre outros.
A qualidade final é
uma somatória de conceito, projeto, materiais e aceitação (no caso
do usuário final). Quando todos este itens ganham pontos positivos
temos qualidade boa. Quando algum destes itens não nos atende ela
começa a decair se tornando mediana, regular, baixa, ruim e até
péssima.
O atendimento, como
curiosidade, é o item que menos tem qualidade no Brasil, seguido de
assistência técnica (má formação ou baixo conhecimento por parte
dos profissionais). 6 entre 10 clientes consultados reclamaram que o
atendimento é ruim, a falta de informação e a má formação e
desempenho da assistência técnica ou suporte (seja online ou
presencial) deixou a desejar.
DICAS PARA MELHORAR
A QUALIDADE
-
buscar sempre estabelecer metas e controlar os resultados;
-
combata toda e qualquer foram de desperdício (seja de tempo, produto, insumos ou consumíveis);
-
cuide de seu ambiente de trabalho, o layout (distribuição e logística interna) ajudam na qualidade e produtividade;
-
use e abuse da criatividade e estimule os colaboradores também a fazer isso (criatividade não é devaneio);
-
agregue mais valor a seus produtos e serviços, seja cliente de seus próprios produtos ou negócio e identifique as suas falhas;
-
tenha um canal de comunicação com o cliente – feedback e faça reuniões periódicas de avaliação de resultados.
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