É preciso criar uma
cultura de participação onde as informações necessárias são
passadas aos colaboradores (empregados). Já é sabido que a
participação fortalece as decisões, mobiliza forças e gera
compromissos em todos na busca de resultados. Isto se resume a uma
única palavra: responsabilidade.
A sinergia é o
objetivo da participação onde o todo e maior que a soma das partes.
Toda nova ideia deve
ser estimulada para o aprimoramento e aperfeiçoamento das soluções
dos problemas.
Como comentamos
acima, mandar ou dar ordens limita e restringe ao mínimo o
potencial do ser humano, pois a ordem é seguida do conceito de
subserviência.
Gerenciar é
sinônimo de liderar. E liderar ao contrário do que muitos acreditam
significa mobilizar esforços, atribuir responsabilidades, delegar
competências e funções, motivar, debater, ouvir sugestões,
compartilhar os objetivos, gerir equipes e informar.
As participações
em muitas empresas não ocorrem nem de forma natural e nem por
imposição por um destes ou pela soma de todos os motivos abaixo:
-
nunca foi priorizada;
-
desconhecimento dos processos;
-
desconhecimento da linha de atuação da empresa e dos clientes;
-
não há técnicas adequadas para análise dos problemas.
Uma das coisas que
mais enfatizo é o feedback, que nada mais é do que perder o medo de
ouvir sempre o seu cliente e também o colaborador.
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